Debate FLAD/SIC-Expresso: “Democratas e Republicanos estão cada vez mais distantes”

A menos de duas semanas de irem às urnas, o debate político nos EUA está cada vez…

Observador Newsletter: Os anúncios de campanha ainda valem a pena?

De 'Eisenhower responde à América' ao 'Yes We Can' de Barack Obama, como é que os…

‘América Vinte Vinte’: os EUA a três semanas das eleições

Silvia Curado, sobre Ciência nos EUA, e Nuno Mota Pinto, sobre o impacto da crise…

Debate FLAD/Expresso: Pandemia e economia criam muitas incógnitas nas sondagens

Chegada de uma segunda vaga pode afetar desproporcionalmente republicanos.…

Debate FLAD/SIC-Expresso: O que falhou nas sondagens e como devemos ler os dados?

Veja aqui o primeiro dos dois debates da parceria entra a FLAD e a SIC-Expresso,…

O que dizem as sondagens: o primeiro debate da parceria FLAD/SIC-Expresso

Debates com especialistas e entrevistas aos nossos congressistas, são as…

Observador Newsletter: A saúde dos candidatos pesa nas urnas?

Do enfarte escondido por Woodrow Wilson ao relatório de 1.173 páginas de John…

O debate dos ‘vices’: Mike Pence e Kamala Harris

Sentados à mesa, separados por dois vidros e com a resposta à pandemia e o Supremo…

Mais Artigos

Como Funciona o Colégio Eleitoral?

Os norte-americanos voltam às urnas no próximo dia 3 de novembro para escolher o próximo Presidente para os próximos quatro anos. Donald Trump é candidato à reeleição pelo Partido Republicano e deve ter como adversário pelo Partido Democrata o Senador do Vermont, Bernie Sanders, ou o antigo Vice-Presidente Joe Biden. Os eleitores escolhem o Presidente de forma indireta, através da eleição dos delegados que compõem o Colégio Eleitoral. Para ganhar, qualquer um dos candidatos tem de conseguir pelo menos 270 delegados.

Debate FLAD/SIC-Expresso: “Democratas e Republicanos estão cada vez mais distantes”

A menos de duas semanas de irem às urnas, o debate político nos EUA está cada vez…

Observador Newsletter: Os anúncios de campanha ainda valem a pena?

De 'Eisenhower responde à América' ao 'Yes We Can' de Barack Obama, como é que os…

‘América Vinte Vinte’: os EUA a três semanas das eleições

Silvia Curado, sobre Ciência nos EUA, e Nuno Mota Pinto, sobre o impacto da crise…

Debate FLAD/Expresso: Pandemia e economia criam muitas incógnitas nas sondagens

Chegada de uma segunda vaga pode afetar desproporcionalmente republicanos.…

Mais Sobre o Processo Eleitoral

"O nosso trabalho continua, a luta continua, e os grandes sonhos nunca morrem. Do fundo do meu coração, obrigada".

Elizabeth Warren, Senadora do Massachusetts, suspende a sua campanha (5 de março)

Cronologia

Iowa Caucus (dia 3)

As primárias democratas começaram com um misto de surpresa e confusão. Pete Buttigieg – o Mayor de South Bend, no Indiana – conseguiu uma vitória inesperada no Caucus do Iowa, e por uma pequena margem, sobre o então favorito, Bernie Sanders, Senador do Vermont. As dificuldades de funcionamento de um novo sistema de contabilização dos votos levou à demora na apresentação dos resultados e à contestação formal dos mesmos.

Primárias democratas em New Hampshire (dia 11) e Nevada (dia 22)

Fevereiro parecia ser o mês de Bernie Sanders. Depois de quase empatar com Pete Buttigieg no Iowa, onde até ganhou o voto popular, Bernie Sanders venceu de forma destacada em New Hampshire e no Nevada, onde teve a oposição (não formalizada) do poderoso sindicato que representa os trabalhadores dos serviços de hotelaria e restauração.

Primária democrata na Carolina do Sul (dia 29)

Depois de resultados muito positivos nas três primeiras primárias, a campanha de Bernie Sanders estava a ganhar fôlego quando Joe Biden fez aquilo que sempre disse que iria fazer – vencer a Carolina do Sul atraindo o voto dos afro-americanos. O Vice-Presidente venceu com mais do dobro dos votos do segundo colocado.

*No Partido Republicano também estão a decorrer eleições primárias, mas o único candidato é Donald Trump, comum nos casos em que os presidentes procuram a reeleição para um segundo mandato.

Super Tuesday (Dia 3)

Esta terça-feira é Super porque é o dia durante as primárias em que mais Estados vão a votos (14, entre eles Califórnia e Texas) e onde estão à mão de semear cerca de um terço dos delegados de toda a corrida. Foi na Super Tuesday que Joe Biden demonstrou que tem capacidade para vir a ser o candidato dos democratas, vencendo em 10 dos 14 Estados a votos. Os restantes foram ganhos por Bernie Sanders, o favorito antes da votação.

Mike Bloomberg desiste e anuncia apoio a Joe Biden (dia 4)

Elizabeth Warren desiste da sua campanha presidencial, não anuncia apoio a nenhum candidato (dia 5)

Big Tuesday (dia 10)

Joe Biden tem mais uma vitória destacada sobre Bernie Sanders, vencendo Idaho, Michigan Mississippi e Missouri. Washington fica divido. Sanders vence apenas na Dakota do Norte.

Primárias democratas no Arizona, Flórida, Illinois e Ohio (dia 17)

Dois dos principais chamados Swing states vão a votos nas primárias democratas, Flórida e Ohio. Os resultados na Flórida são especialmente importantes para aferir qual dos candidatos tem maior receptividade junto da comunidade latino-americana.

*No Partido Republicano também estão a decorrer eleições primárias, mas o único candidato é Donald Trump, comum nos casos em que os presidentes procuram a reeleição para um segundo mandato.

Bernie Sanders suspende campanha (dia 8)

O senador do Vermont desiste da campanha às primárias, admitindo que dificilmente venceria Joe Biden, cuja campanha ganhou fôlego depois do voto na Carolina do Sul. Sanders diz, no entanto, que irá manter o seu nome nos boletins de voto para ganhar o máximo de delegados e assim influenciar a plataforma democrata que sairá da convenção.

Bernie Sanders anuncia apoio a Joe Biden (dia 13)

Num anúncio feito por livestream, devido à evolução da pandemia COVID-19 nos Estados Unidos, o senador do Vermont dissipa qualquer dúvida que pudesse existir de que poderia ficar de fora na campanha eleitoral. Bernie Sanders incentivou os seus eleitores a votarem em Joe Biden.

Joe Biden começa busca pelo seu vice-presidente (dia 30)

Com a nomeação praticamente garantida, Joe Biden começa a sua busca pelo seu companheiro de corrida contra Donald Trump e Mike Pence. O primeiro critério é o de que seja escolhida uma mulher. Para o ajudar nesta escolha, Biden escolheu o antigo senador Chris Dodd, o mayor de Los Angeles, Eric Garcetti, a antiga conselheira do vice-presidente Cynthia Hogan, e Lisa Blunt Rochester, representante de Delaware, terra de Joe Biden.

Protestos contra a violência policial após a morte de George Floyd (dia 26)

Um homem afro-americano morre durante a sua detenção pela polícia em Minneapolis. Um vídeo amador grava a detenção e a morte de George Floyd às mãos da polícia, iniciando uma onda de protestos na cidade e que se viriam a alastrar por todo o país, tornando-se num dos temas mais quentes da campanha.

Joe Biden faz primeira ação de campanha fora (dia 1)

Desde o início do estado de emergência, Joe Biden tinha vindo a fazer os seus eventos de campanha a partir da sua casa no Delaware. A morte de George Floyd e a escalada nos protestos, levam Joe Biden a Filadélfia para discutir questões raciais.

Polícia e Guarda Nacional removem manifestantes usando a força para Donald Trump visitar igreja (dia 1)

As forças de segurança removeram todos os manifestantes das ruas à volta da Praça Lafayette em Washington D.C. e das ruas mais próximas, num protesto que era ao que tudo indica pacífico. Pouco tempo depois, Donald Trump fez o caminho a pé desde a Casa Branca até à St. John’s Episcopal Church para tirar uma foto com uma bíblia na mão.

Trump notifica formalmente as Nações Unidas da saída dos EUA da Organização Mundial de Saúde (dia 7)

Depois de muitas críticas à organização, sobre alegadas falhas na resposta à pandemia e de uma alegada proximidade à China – a quem a organização teria ajudado a esconder a pandemia -, Donald Trump pede formalmente a saída dos EUA da organização multilateral.

Supremo não delibera sobre publicação das declarações fiscais de Donald Trump (dia 9)

Numa das mais batalhas mais acesas desde a eleição de 2016, Donald Trump vê o Supremo Tribunal devolver a questão às instâncias superiores, praticamente garantindo que Donald Trump não terá de divulgar as duas declarações fiscais antes das eleições norte-americanas de 2020. O Presidente tem resistido à divulgação, argumentando com uma alegada auditoria da autoridade tributária americana às suas declarações.

Donald Trump substituiu gestor de campanha (dia 15)

Brad Parscale, o principal cérebro por detrás da campanha de Donald Trump nas redes sociais em 2016, é removido da liderança geral da campanha e substituído por Bill Stepien.

(Tele)Convenção do Partido Democrata (dias 17 a 20 de agosto)

Depois do processo das primárias, os Democratas reúnem para ratificar (ou decidir) qual será o candidato nomeado para defrontar Donald Trump na eleição presidencial de novembro seguinte.


Convenção Híbrida do Partido Republicano em Charlotte, Carolina do Norte (dias 24 a 27 de agosto)

Os republicanos juntam-se em Charlotte para confirmar que Donald Trump será candidato à reeleição em novembro. Sem oposição interna, Donald Trump procura manter-se na Presidência até janeiro de 2025. O último Presidente dos EUA que não conseguiu ser reeleito foi George H. W. Bush, que perdeu em 1992 para Bill Clinton.

South Bend, Indiana (dia 29)* 

É chegado o primeiro frente-a-frente entre os dois candidatos à presidência. A pouco mais de um mês, Donald Trump e aquele que for escolhido para liderar o ticket enfrentam-se no Indiana, na cidade liderada por Pete Buttigieg, uma das sensações do lado democrata no início desta campanha.

*Por confirmar

Salt Lake City, Utah (dia 7)*

Primeiro e único debate entre os dois candidatos a vice-presidentes.

Ann Arbor, Michigan (dia 15)*

Pela segunda vez, a mais ou menos duas semanas da votação final, os candidatos a liderar os destinos da maior economia do mundo voltam a enfrentar-se num debate frente a frente.

Nashville, Tennessee (dia 22)*

Terceiro e último debate entre os dois candidatos à presidência dos Estados Unidos, acontece a pouco menos de uma semana de os americanos se dirigirem às urnas.

*Por confirmar

3 de Novembro

Eleição para o Presidente dos Estados Unidos

O Que Ler, Ver e Ouvir

Debate FLAD/SIC-Expresso: “Democratas e Republicanos estão cada vez mais distantes”

A menos de duas semanas de irem às urnas, o debate político nos EUA está cada vez…

O que dizem as sondagens: o primeiro debate da parceria FLAD/SIC-Expresso

Debates com especialistas e entrevistas aos nossos congressistas, são as…

Primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden

Donald Trump e Joe Biden enfrentaram-se pela primeira vez num debate, que foi pleno…

Vídeo: CNN/Univision Debate Democrata em Washington D.C.

Joe Biden e Bernie Sanders tiveram o seu primeiro debate a solo para as primárias…

Ver Mais Sugestões