Contribuimos para a celebração da cultura e arte portuguesa

Sentimos a necessidade de continuar uma memória coletiva que una todos os Portugueses presentes no mundo, e sabemos que, tanto a cultura como a arte, são ferramentas intrínsecas na construção e conservação de qualquer identidade, indispensável à conexão dos portugueses e das comunidades luso-descendentes.

Neste sentido, a FLAD, tem um lugar histórico inquestionável, no que toca à valorização e divulgação da cultura e arte portuguesa, tanto em território nacional, como, no espaço cultural internacional, nomeadamente nos Estados Unidos da América.

Por essa razão, trabalhamos para ser uma das principais incubadoras de arte e cultura portuguesa, ao colaborar com um elevado número de iniciativas que proporcionam a presença da nossa cultura nos EUA, o intercâmbio de artistas, intelectuais e investigadores entre os dois países, assim como, o financiamento de instituições nucleares do setor, como a a Fundação Árpád Szenes-Vieira da Silva (FASVS)Fundação Serralves e a Culturgest.

A coleção de arte contemporânea da FLAD, que conta com cerca de 1000 obras de arte de artistas portugueses, consiste numa coleção singular, que reúne, desde 1986, um conjunto de trabalhos representativos da produção contemporânea portuguesa dos anos 80, 90 e início do século XXI.

A coleção, ao ocupar um lugar de destaque no estudo da arte contemporânea portuguesa, é um espaço fundamental na criação e reforço de redes de contato com instituições de renome, como a Fundação Calouste Gulbenkian, o The Drawing Center em Nova Iorque, os museus que integram a estrutura da Secretaria de Estado da Cultura (exposições nos museus de Évora e Caldas da Rainha), a Generalitat de Catalunya em Espanha, a Fundação de Serralves, a Culturgest, Museu Nogueira da Silva da Universidade do Minho, a Fundação Arpad SzenesVieira da Silva, o Museu do Vale do Côa, e os museus sob a tutela da Direção Regional da Cultura/Governo Regional dos Açores.

Atualmente, a coleção está a atravessar um processo de reinterpretação e revitalização, num exercício de redefinição da sua missão, cuja apresentação pública terá lugar durante o ano de 2020, o mesmo ano em que a FLAD cumpre 35 anos de ação a promover a cultura portuguesa pelo mundo.

Apoios e Atividades Artísticas

WALK&TALK AZORES

O Walk&Talk é um festival de arte contemporânea, apoiado pela FLAD, que acontece nos Açores na ilha Terceira e São Miguel.


Ver Mais

Exposições

Mesa dos Sonhos: Serralves e FLAD na Guarda

As obras de arte da coleção Serralves e da FLAD juntam-se nesta exposição que começou no Porto e agora está na Guarda. Conheça alguns dos artistas que a integram.

Se tem uma ideia ou projeto que gostaria de apresentar entre em contacto com a FLAD

Fale connosco