Contribuimos para a celebração da cultura e arte portuguesa
Sentimos a necessidade de continuar uma memória coletiva que una todos os Portugueses presentes no mundo, e sabemos que, tanto a cultura como a arte, são ferramentas intrínsecas na construção e conservação de qualquer identidade, indispensável à conexão dos portugueses e das comunidades luso-descendentes.
Neste sentido, a FLAD, tem um lugar histórico inquestionável, no que toca à valorização e divulgação da cultura e arte portuguesa, tanto em território nacional, como, no espaço cultural internacional, nomeadamente nos Estados Unidos da América.
Trabalhamos para ser uma das principais incubadoras de arte e cultura portuguesa, desenvolvendo um elevado número de iniciativas que proporcionam a presença da nossa cultura nos EUA, o intercâmbio de artistas, intelectuais e investigadores, assim como, o financiamento de instituições nucleares do setor, como a a Fundação Árpád Szenes-Vieira da Silva (FASVS), Fundação Serralves e a Culturgest.
A coleção de arte contemporânea da FLAD, que conta com cerca de 1000 obras de arte de artistas portugueses, consiste numa coleção singular, que reúne, desde 1986, um conjunto de trabalhos representativos da produção contemporânea portuguesa dos anos 80, 90 e início do século XXI.
A coleção, ao ocupar um lugar de destaque no estudo da arte contemporânea portuguesa, é um espaço fundamental na criação e reforço de redes de contato com instituições de renome, como a Fundação Calouste Gulbenkian, o The Drawing Center em Nova Iorque, os museus que integram a estrutura da Secretaria de Estado da Cultura (exposições nos museus de Évora e Caldas da Rainha), a Generalitat de Catalunya em Espanha, a Fundação de Serralves, a Culturgest, Museu Nogueira da Silva da Universidade do Minho, a Fundação Arpad Szenes–Vieira da Silva, o Museu do Vale do Côa, e os museus sob a tutela da Direção Regional da Cultura/Governo Regional dos Açores.
Apoios e Atividades Artísticas
Candidaturas Abertas: Flechada – Programa de Apoio a Primeiras Exposições Individuais
Programa vai apoiar jovens artistas entre os 24 e 31 anos, financiando até 5 bolsas com um máximo de 10 mil euros cada.
Candidaturas Abertas: Bolsas para Residências Artísticas nos EUA 2025
Artistas entre os 25 e 35 anos que queiram desenvolver uma residência artística dos EUA podem candidatar-se até 14 de fevereiro de 2025.
Exposições
Rosa Baptista vence Prémio FLAD de Desenho 2024
A artista natural de Lisboa, escolhida por unanimidade pelo júri pelo trabalho inovador, irá receber 20 mil euros de prémio.
Finalistas do Prémio FLAD de Desenho 2024
Já estão escolhidos os 10 finalistas do Prémio FLAD de Desenho. O vencedor será conhecido a 26 de outubro na Drawing Room Lisboa.