Na edição desta semana da ‘Newsletter do Observador – Até à Casa Branca’, o jornalista João Almeida Dias mergulha na história do processo de transição presidencial, que este ano está a ser disputado de forma inédita, para explicar a sua importância e as consequências dos atrasos, e fala com Rosa Rebimbas, State Senator do Estado do Connecticut .

A passagem de pastas entre ministros e chefes de governo é um processo normal e natural em democracia. Nos Estados Unidos, o processo de transição para a nova administração é um processo formal e mediático de uma dimensão incomparável.

Isto acontece porque o Governo federal também tem uma dimensão maior do que nas restantes democracias, e as implicações dos atrasos têm consequências maiores. Prova disso é o relatório relativo às falhas que levaram ao ataque de 11 de Setembro de 2001 ter apontado os atrasos na transição da administração de Bill Clinton para George W. Bush, devido à disputa sobre quem ganhou as eleições de 2000, como uma das causas.

Nos Estados Unidos, milhares de funcionários da nova administração entram nos departamentos federais durante o período de transição para saberem o que está em curso e planearem o trabalho, de forma a que no dia 20 de janeiro esteja tudo a 100%.

A newsletter inclui ainda uma entrevista à State Senator lusodescendente Rosa Rebimbas, que fala sobre a disputa eleitoral entre Donald Trump e Joe Biden e explica o ponto de vista republicano, do ponto de vista da comunidade.

Para subscrever a newsletter e receber todas as segundas-feiras no seu email, veja como neste link. Para aceder a esta newsletter, basta carregar aqui.