

As Amigas de Eleanor — Podcast
‘As Amigas de Eleanor’ é o novo podcast da FLAD. Com gravação ao vivo e aberto ao público, Raquel Vaz Pinto e Pedro Vieira vão reunir-se mensalmente na FLAD para conversar sobre mulheres extraordinárias que se distinguiram na política, na educação, na ciência, nas artes e que marcaram passado, presente e futuro.
Episódio 3
Em “Lusco-Fusco: E fez-se luz sobre as mulheres”, depois de ‘O Grande Apagão’ seguimos com os primeiros momentos de visibilidade das mulheres com destaque para dois temas: direito à educação e direito ao voto e a poder concorrer a eleições. A aventura deste episódio #3 começa com Mary Wollstonecraft, regressa a John Stuart Mill, analisa o movimento sufragista nos EUA e na Grã-Bretanha, olha para pioneiras como Jeanette Rankin e Beatriz Ângelo e terminará com uma fotografia do mundo de hoje. Quais são as barreiras ao acesso ao conhecimento e à instrução e ao direito pleno de mulheres de irem a votos? O que nos dizem mulheres como Shirin Ebadi, Malala Yousafzai e Ellen John Sirleaf?
Mary Wollstonecraft, A Vindication of the Rights of Woman (1ª edição em 1792), Penguin Classics, Londres, 2004. Há duas edições em português: da Antígona e da Penguin.
John Stuart Mill, The Subjection of Women (1ª edição em 1869), in On Liberty and Other Essays, Oxford University Press, Oxford e Nova Iorque, 1991.
«Declaration of Sentiments», Seneca Falls, 1848, disponível em https://www.nps.gov/wori/learn/historyculture/declaration-of-sentiments.htm
Frederick Douglass, Narrativa da Vida de Frederik Douglass, Um Escravo Americano e Outros Textos, Penguin Clássicos, Lisboa, 2023 e a sua citação sobre o papel das mulheres na luta contra a escravatura pode ser encontra em https://www.nps.gov/articles/the-internationalist-history-of-the-us-suffrage-movement.htm
Maria do Rosário Pedreira e Elsa Martins, Portuguesas Extraordinárias, Mulheres de Coragem à Frente do Seu Tempo, Booksmile, Amadora, 2019.
Pocket RBG Wisdom, Supreme Quotes and Inspired Musings from Ruth Bader Ginsburg, Hardie Grant Books.
Eleanor Roosevelt, My Day, The Best of Eleanor Roosevelt’s Acclaimed Newspaper Columns, 1936-1962, editado por David Emblidge, Da Capo Press, 2001.
Próximos Episódios
12 de dezembro, às 18h30
Episódio 2
Em “O Grande Apagão”, conversamos sobre a ausência das mulheres na História: uma viagem desde o Egipto Antigo à Antiguidade Clássica, passando pela pintura revolucionária de Artemisia Gentileschi e pelo esmiuçar dessa ausência sistémica até ao século XIX, século determinante para a visibilidade das mulheres. Ah, e a explicação dessa circunstância.
Sojourney Truth: www.thesojournertruthproject.com/compare-…peeches/
Mary Beard, Women and Power, a Manifesto: p. xi da introdução
Odisseia de Homero, traduzida por FREDERICO LOURENÇO da Quetzal: Canto I 325-364, + 354-359.
BLOCO I
Gregos e Romanos: Ilíada, Odisseia, a Eneida e outros
Helena de Tróia: Bettany Hughes, Helena de Tróia, Deusa, Princesa e Prostituta (autora também do livro Istanbul, a Tale of Three Cities)
Circe: Madeleine Miller e o seu livro Circe
Dido: Eneida de Virgílio traduzida por Carlos Ascenso André, Edições Quetzal.
Ariadne: Jennifer Saint, Ariadne
ESTADISTAS E ESTADISTA DA ARTE
Isabel I: Susan Ronald, A Rainha Pirata.
Artemisia Gentileschi: Mary D. Garrard, Artemisia Gentileschi and Feminism in Early Modern Europe
Isabel Lowndes Vicente, Arte sem História
Judite decapitando Holofernes
Caravaggio: www.arte.it/calendario-arte/rom…zzo-barberini-93353
Artemisia: www.uffizi.it/en/artworks/judith…heading-holofernes
Maria Teresa Habsburgo: Habsburgos, Embodying Empire de Andrew Wheatcroft
SÉCULO XIX
Leopoldina Habsburgo e outras mulheres da Independência do Brasil: Heloísa Starling e Antonia Pellegrino (coord.), Independência do Brasil, as Mulheres que estavam lá; Habsburgos, Embodying Empire, Andrew Wheatcroft: e Brasil, uma biografia de Lilia M. Schwarcz e Heloísa M. Starling,
John Stuart Mill: On Liberty e The Subjection of Women
ELEANOR ROOSEVELT
Autobiography, Edição Zed de 2021 (ed. Original de 1961), p. 373
Episódio 1
Em “Obrigado, Eleanor”, percorremos a biografia de Eleanor Roosevelt, figura que dá o mote para o podcast: a sua participação cívica e política, de mulher com iniciativa num contexto de dominação masculina. Dela, partimos para a discussão dos desafios que se colocam às mulheres no acesso a posições de relevo, introduzindo conceitos como o de glass ceiling.