Na edição desta semana da ‘Newsletter do Observador – Até à Casa Branca’, o jornalista João Almeida Dias debruça-se sobre o mais poderoso cargo não eleito da Casa Branca, o chefe de gabinete do Presidente dos Estados Unidos.A partir desta semana, a newsletter contará também com entrevistas a luso-descendentes nos EUA. O primeiro convidado é o State Senator de Massachusetts, Michael Rodrigues.

É quem decide o que chega ao Presidente dos Estados Unidos, de que forma e quem tem acesso ao Presidente e para dizer o quê. Controla o processo de decisão e, dependendo do Presidente, chega a ter mais poder que os membros da administração. No entanto, é dos poucos cargos de referência que não é analisado e votado pelo Congresso.

O chefe de gabinete chega a ser uma figura mítica dentro da Casa Branco. Por ali passaram alguns dos homens mais poderosos da política americana, como Bob Haldeman (chefe de gabinete de Richardo Nixon), Dick Cheney (Gerald Ford) e James Baker (Ronald Reagan e George H. W. Bush), mas nem por isso dos mais conhecidos.

Na newsletter desta semana, o jornalista João Almeida Dias recupera a história deste clube de homens e do poder que exercem sobre as decisões da Casa Branca.

A newsletter inclui ainda uma entrevista curta ao State Senator lusodescendente Michael Rodrigues, que fala sobre as eleições, a transição presidencial e como a comunidade lusodescendente se dividiu neste ato eleitoral.

Para subscrever a newsletter e receber todas as segundas-feiras no seu email, veja como neste link. Para aceder a esta newsletter, basta carregar aqui.