A FLAD e a SIC/Expresso dão início esta terça-feira a uma parceria tendo em vista as eleições presidenciais norte-americanas do próximo dia 3 de novembro, com um debate sobre sondagens e previsões, com dois especialistas norte-americanos e a moderação de Pedro Magalhães, e do jornalista David Dinis.

As eleições presidenciais dos Estados Unidos são seguidas sempre muito de perto e com muito interesse no mundo inteiro. A influência da política norte-americana a nível mundial faz com que estes dias sejam vividos com grande intensidade e antecipação.

Mas o sistema eleitoral norte-americano é muito particular, criando a necessidade de dar mais informação, debater as grandes áreas de decisão e perceber melhor as suas implicações.

Por essa razão, a FLAD anuncia mais uma parceria para cumprir esta missão de ajudar a esclarecer o público sobre o que está em causa. A parceria entre a FLAD, e a SIC e o semanário Expresso, tem quatro iniciativas previstas.

“É importante dar informação, conhecer, perceber, debater, discutir, porque, como todos sabemos, as eleições presidenciais norte-americanas têm uma grande influência em todo o mundo. Há um grande interesse em Portugal, por parte dos Portugueses, em querer saber mais, daí o nosso interesse em associar-nos à SIC/Expresso para a realização destes debates, e outras iniciativas que temos vindo a fazer, ao longo destes últimos meses, com particular enfoque nestas últimas semanas para as eleições.” – Rita Faden, presidente da FLAD.

A primeira destas iniciativas acontece já esta terça-feira, dia 13 de outubro, com um debate sobre previsões e sondagens, um tema que ganhou especial relevância após as eleições de 2016, quando quase todas as sondagens apontavam para uma vitória clara e confortável de Hillary Clinton, mas o vencedor acabaria por ser Donald Trump.

Para dissecar estes resultados e perceber o que falhou, ou o que não percebemos nos números que nos foram apresentados (assim como o impacto da pandemia e da evolução da economia), teremos dois especialistas norte-americanos de renome na área das previsões e comportamento eleitoral: Alan Abramowitz, cientista político da Universidade de Emory, em Atlanta; e Mary Stegmaier, cientista política da Truman School of Public Affairs, da Universidade do Missouri.

O debate terá a moderação de Pedro Magalhães, investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e também ele especialista nestas áreas, e do jornalista David Dinis.

Poderá assistir ao debate no programa Ao Vivo na Redação do Expresso. O debate ficará disponível nos sites da FLAD, SIC Notícias e do Expresso pelas 20:00 e poderá ser visto e revisto quantas vezes quiser.

A parceria entre a FLAD e a SIC/Expresso prevê ainda a realização de mais um debate com especialistas norte-americanos no próximo dia 20 de outubro, entrevistas aos luso-descendentes eleitos no Congresso dos Estados Unidos e uma parceria para seguir a noite eleitoral, que acontecerá na FLAD.

Para mais informação sobre estas e outras iniciativas, siga-nos em www.flad.pt ou nas nossas redes sociais.
Se segue o processo eleitoral de perto, consulte a nossa página dedicada às eleições.

Até já!