A FLAD e a SIC/Expresso dão início esta terça-feira a uma parceria tendo em vista as eleições presidenciais norte-americanas do próximo dia 3 de novembro, com um debate sobre sondagens e previsões, com dois especialistas norte-americanos e a moderação de Pedro Magalhães, e do jornalista David Dinis.
As eleições presidenciais dos Estados Unidos são seguidas sempre muito de perto e com muito interesse no mundo inteiro. A influência da política norte-americana a nível mundial faz com que estes dias sejam vividos com grande intensidade e antecipação.
Mas o sistema eleitoral norte-americano é muito particular, criando a necessidade de dar mais informação, debater as grandes áreas de decisão e perceber melhor as suas implicações.
Por essa razão, a FLAD anuncia mais uma parceria para cumprir esta missão de ajudar a esclarecer o público sobre o que está em causa. A parceria entre a FLAD, e a SIC e o semanário Expresso, tem quatro iniciativas previstas.
“É importante dar informação, conhecer, perceber, debater, discutir, porque, como todos sabemos, as eleições presidenciais norte-americanas têm uma grande influência em todo o mundo. Há um grande interesse em Portugal, por parte dos Portugueses, em querer saber mais, daí o nosso interesse em associar-nos à SIC/Expresso para a realização destes debates, e outras iniciativas que temos vindo a fazer, ao longo destes últimos meses, com particular enfoque nestas últimas semanas para as eleições.” – Rita Faden, presidente da FLAD.
A primeira destas iniciativas acontece já esta terça-feira, dia 13 de outubro, com um debate sobre previsões e sondagens, um tema que ganhou especial relevância após as eleições de 2016, quando quase todas as sondagens apontavam para uma vitória clara e confortável de Hillary Clinton, mas o vencedor acabaria por ser Donald Trump.
Para dissecar estes resultados e perceber o que falhou, ou o que não percebemos nos números que nos foram apresentados (assim como o impacto da pandemia e da evolução da economia), teremos dois especialistas norte-americanos de renome na área das previsões e comportamento eleitoral: Alan Abramowitz, cientista político da Universidade de Emory, em Atlanta; e Mary Stegmaier, cientista política da Truman School of Public Affairs, da Universidade do Missouri.
O debate terá a moderação de Pedro Magalhães, investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e também ele especialista nestas áreas, e do jornalista David Dinis.

Poderá assistir ao debate no programa Ao Vivo na Redação do Expresso. O debate ficará disponível nos sites da FLAD, SIC Notícias e do Expresso pelas 20:00 e poderá ser visto e revisto quantas vezes quiser.
A parceria entre a FLAD e a SIC/Expresso prevê ainda a realização de mais um debate com especialistas norte-americanos no próximo dia 20 de outubro, entrevistas aos luso-descendentes eleitos no Congresso dos Estados Unidos e uma parceria para seguir a noite eleitoral, que acontecerá na FLAD.
Para mais informação sobre estas e outras iniciativas, siga-nos em www.flad.pt ou nas nossas redes sociais.
Se segue o processo eleitoral de perto, consulte a nossa página dedicada às eleições.
Até já!
Posts Relacionados
31 de Maio, 2023
FLAD recebe políticos eleitos de ascendência portuguesa de sete estados
Encontro anual irá reunir cerca de três…
24 de Abril, 2023
“Trump tem uma ligação visceral à sua base” – Peter Baker e Susan Glasser
Chefe dos correspondentes na Casa…
19 de Abril, 2023
Conferência ‘Sovereignty and Democracy at Risk’ com Doowan Lee – 20 de abril
Professor da Universidade de São…