O que correu mal com as sondagens em 2016 para não preverem a vitória de Donald Trump e o que devemos saber para as entender melhor num ano tão atípico para a política norte-americana? Veja aqui o debate com Alan Abramowitz, Mary Stegmaier, com a moderação de Pedro Magalhães e David Dinis.

Um debate sobre previsões e sondagens, um tema que ganhou especial relevância após as eleições de 2016, quando quase todas as sondagens apontavam para uma vitória clara e confortável de Hillary Clinton, mas o vencedor acabaria por ser Donald Trump.

Para dissecar estes resultados e perceber o que falhou, ou o que não percebemos nos números que nos foram apresentados (assim como o impacto da pandemia e da evolução da economia), convidámos dois especialistas norte-americanos de renome na área das previsões e comportamento eleitoral: Alan Abramowitz, cientista político da Universidade de Emory, em Atlanta; e Mary Stegmaier, cientista política da Truman School of Public Affairs, da Universidade do Missouri.

O debate teve a moderação de Pedro Magalhães, investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e também ele especialista nestas áreas, e do jornalista David Dinis, diretor-adjunto do semanário Expresso.

Posts Relacionados

Observador Newsletter: O que pode fazer um Presidente no minuto zero? Entrevista a Jim Costa

O poder e as limitações da governação…

‘América Vinte Vinte’: O discurso e as primeiras decisões de Biden

Esta semana, Nuno Severiano Teixeira,…

Observador Newsletter: Para que serve a tomada de posse?

A importância do discurso de tomada de…

Partilhar

Privacy Preference Center