Após meses de espera, Joe Biden anunciou finalmente a sua escolha para a vice-presidência dos Estados Unidos na candidatura dos democratas às eleições presidenciais de 3 de novembro.

Assim que garantiu a nomeação democrata, Joe Biden disse que escolheria uma mulher para ser a sua parceira nesta corrida à Casa Branca. No entanto, e apesar da intensa especulação, o anúncio dessa escolha foi sendo adiado. Essa comunicação chegou finalmente esta terça-feira, através de uma mensagem escrita enviada pelo candidato aos seus apoiantes:

“Daqui Joe Biden. Grandes notícias: Escolhi Kamala Harris para ser minha parceira na corrida. Juntos, com vocês, iremos vencer Trump.” – Joe Biden.

Kamala Harris, senadora da Califórnia e uma das primeiras candidatas a anunciar a sua corrida às primárias democratas, foi a escolhida pelo candidato presidencial norte-americano para integrar o ticket democrata às eleições presidenciais dos EUA.

A senadora é a primeira mulher afro-americana a integrar o ticket por um dos dois principais partidos.

Kamala Harris foi uma das vozes mais críticas de Joe Biden no início das primárias democratas, mas o seu histórico enquanto senadora e o protagonismo ganho depois de deixar a corrida com os pedidos de reformas da legislação criminal e das polícias nos Estados Unidos para combater o racismo, na sequência da morte de George Floyd, deram-lhe mais destaque nos últimos meses .

A senadora de 55 anos tem origens muito diversas – o seu pai é de origem jamaicana e a mãe de origem indiana -, e está no Congresso dos Estados Unidos desde 2017. Kamala Harris teve uma longa carreira na justiça, primeiro como procuradora de São Francisco e a partir de 2011 como procuradora-geral da Califórnia.

Kamala Harris foi sempre um dos nomes mais contados pela imprensa internacional, a par de Susan Rice, mais recentemente. Joe Biden e Kamala Harris deverão aparecer juntos pela primeira vez em público depois desta decisão, esta quarta-feira em Wilmington, no Delaware.