Nas eleições de novembro, além de votarem para eleger o presidente para os quatro anos seguintes, os americanos votam também para outros cargos federais, estaduais e locais.

Ao nível federal, são eleitos os membros das duas câmaras do Congresso dos EUA, sede do poder legislativo: um terço dos lugares do Senado e os 435 membros da Câmara dos Representantes. Estas câmaras vão a votos de dois em dois anos. Quando a eleição não coincide com a presidencial, é um ano de eleições intercalares, o que acontece de quatro em quatro anos, sempre entre duas eleições presidenciais. Foi o caso em 2022, quando o Partido Democrata viu reforçada a sua maioria no Senado, mas perdeu a maioria na Câmara dos Representantes para o Partido Republicano.

No seguimento da eleição deste ano, iniciará funções, em janeiro de 2025, o 119º Congresso dos EUA.

 

Como são eleitos os membros do Congresso?

A Câmara dos Representantes é composta por 435 membros, sendo o número de membros eleitos por cada Estado proporcional à sua população. Os mandatos para esta câmara têm a duração de dois anos e por isso os 435 lugares vão a votos de dois em dois anos (em anos de eleição geral e em anos de eleição intercalar). Cada membro da Câmara dos Representantes é eleito para representar um distrito, o “congressional district”.

Já para o Senado, cada Estado elege dois senadores, por voto popular, para mandatos de seis anos. Os inícios e fins de mandatos de cada senador são desfasados, pelo que, de dois em dois anos, cerca de um terço dos lugares para o Senado vão a votos.

Algumas corridas para o Senado estão a despertar particular interesse este ano, já que, pela incerteza do resultado, podem ser decisivas para o controlo desta câmara por parte dos partidos. É o caso, entre outras, da eleição no Arizona, cujas primárias estão agendadas para julho, e do Ohio, onde o republicano Bernie Moreno irá defrontar o atual senador Sherrod Brown, do Partido Democrata. Ambas as eleições têm um resultado incerto, sendo dadas como “toss up” pelo Cook Political Report, isto é, ambos os resultados parecem igualmente possíveis.

Também a eleição para senador pelo Estado de West Virginia tem merecido particular atenção, já que, após o anúncio de Joe Manchin de que não se iria recandidatar, o Partido Republicano tem boas hipóteses de eleger um senador para o lugar.

 

Que outras eleições acontecem neste dia?

Sendo os EUA um sistema federal, cada Estado elege o seu governador e a sua assembleia legislativa, à imagem do que acontece ao nível nacional (Presidente e Congresso).

No dia 5 de novembro, vão a votos vários membros de assembleias legislativas estaduais, bem como os governadores de 11 Estados.