A FLAD recebe no próximo dia 8 de maio, às 19h30, a conferência “The Path to Democracy: U.S.-Portugal Relations During the Carnation Revolution and Beyond”, um evento organizado pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa, e que irá revisitar a importância da relação entre o então embaixador americano em Portugal, Frank Carlucci, e o líder dos socialistas, Mário Soares. São convidados a mulher e filha de Frank Carlucci, Marcia Carlucci e Kristin Carlucci Weed, e o filho de Mário Soares e ex-governante socialista, João Soares. O evento será moderado pela Embaixadora dos EUA em Lisboa, Randi Charno Levine.

O 25 de Abril de 1974 foi, no que à destituição forçada de um regime diz respeito, um modelo pela forma pacífica como se desenrolou. Mas o período que se seguiu foi de grande incerteza. Com forças extremistas a puxar por soluções antidemocráticas de Governo, e os Estados Unidos preocupados com a possibilidade de um país da NATO cair nas mãos de um partido comunista aliado da União Soviética, Henry Kissinger, então secretário de Estado dos EUA, enviou Frank Carlucci para Portugal.

Frank Carlucci viria a ser embaixador dos EUA em Lisboa desde 1975 até 1978, posição em que estaria responsável pela coordenação de todas as atividades da CIA em Portugal. Enquanto diplomata já tinha passado pelo Congo em 1960, quando se discutia a independência face à Bélgica, e no Brasil, onde aprendeu a falar português fluentemente, por altura do golpe militar que depôs João Goulart e deu início à ditadura militar.

Carlucci desenvolveu uma relação próxima com Mário Soares, que foi instrumental para defender perante a administração norte-americana – e um Henry Kissinger que achava que Portugal estava perdido para os comunistas – que era possível a vitória das forças moderadas democráticas em Portugal, mantendo a calma, mesmo quando, em fevereiro de 1975, os EUA estacionaram o porta-aviões USS Saratoga no rio Tejo, em frente ao Palácio de Belém.

A amizade entre Frank Carlucci e Mário Soares acabou por ser decisiva para a estabilidade do país durante o período do Verão Quente do PREC, e marcou as relações entre os dois países nas décadas que se seguiram.

Para debate este período tão importante da história da relação entre os dois países e as duas grandes figuras que o marcaram, a Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa convidou quem os conhecia mais de perto: a mulher de Frank Carlucci, Marcia Carlucci, e a sua filha Kristin Carlucci Weed, que lançou recentemente um livro sobre o trabalho e legado do seu pai (‘Get Me Carlucci: A Daughter Recounts Her Father’s Legacy of Service’); e João Soares, filho de Mário Soares, e ex-deputado e governante socialista. Esta conversa será moderada pela embaixadora dos EUA em Portugal, Randi Charno Levine.

A conferência decorrerá no auditório da FLAD, em Lisboa. Caso queira participar, por favor registe-se até ao dia 4 de Maio através do seguinte link: https://forms.office.com/g/8fKz6DsAN7