A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento decidiu apoiar 10 instituições, de diversas áreas, com uma contribuição financeira global de 250 mil euros, para ajudar aqueles que mais precisam numa situação económica e social que se mantém extremamente difícil. O apoio será traduzido das mais diversas formas, desde a compra de bens à doação em dinheiro.

Estas instituições foram escolhidas pelo excelente trabalho que estão a desenvolver nas suas respetivas áreas no apoio a setores da população que estão a ser especialmente afetados pela pandemia que continuamos a viver.

A FLAD está consciente da sua responsabilidade social e do papel ativo que deve desempenhar na resposta às necessidades da sociedade. Não só necessidades de progressão académica, científica e artística – como já fazemos regularmente há 36 anos –, mas de acesso a bens essenciais, a cuidados de saúde mental ou de transição para uma vida adulta independente.

Decidimos fazê-lo estando ao lado de instituições que desenvolvem um trabalho muito sólido e relevante na comunidade, nas mais diferentes áreas. Este nosso contributo está a traduzir-se na compra de roupas, alimentos e computadores para crianças em idade escolar nos Açores, na doação de instrumentos musicais no Fundão, no financiamento de gabinetes de apoio à vítima em várias zonas do país, de sessões de apoio psicológico a crianças e jovens, e na preparação de espaços para acolher pessoas em situação de sem abrigo, entre outros.

Instituições apoiadas pela FLAD:

Quando o apoio se traduz na compra de bens, este está a ser concretizado, sempre que possível, com comerciantes locais, também eles muito expostos aos efeitos colaterais da pandemia.

Para além da contribuição financeira global de 250 mil euros, que será distribuída consoante as necessidades identificadas com cada uma das instituições, a Fundação irá dar a conhecer o trabalho destas, na esperança de que mais pessoas se juntem a este esforço.

Este é um período que requer uma resposta de emergência, mas as necessidades vão continuar, assim como o trabalho incansável que estas e outras instituições fazem com recursos quase sempre insuficientes.

Nesse sentido, a FLAD decidiu integrar estas ações na atividade regular da Fundação, replicando algo do melhor e mais característico da sociedade americana: o devolver à comunidade.