Rita Faden, Presidente da FLAD, deu uma palestra na Fresno State, universidade estadual da Califórnia, dedicada ao tema “Portugal, a União Europeia e as Relações Transatlânticas”, a que se seguiu um interessante debate entre alunos e professores luso-descendentes.

No passado dia 14 de outubro, perante uma sala de aula cheia, Rita Faden explicou o papel da FLAD no apoio a instituições que contribuam para as relações bilaterais entre os dois países e, em particular, da sua ação na defesa dos interesses das comunidades luso-americanas e da promoção da língua e cultura portuguesas nos Estados Unidos.

Muitos dos alunos luso-descendentes presentes, com ascendência maioritariamente Açoriana, expressaram a sua vontade em participar no Portuguese Club de Fresno State e nas aulas de Português da Universidade, de forma a manter os laços com a cultura, língua e família presente em Portugal. Entre estes alunos houve também vários que manifestaram o desejo de integrar programas de intercâmbio em Universidades Portuguesas de forma a ter a experiência do modo de vida português.

A Presidente da FLAD destacou ainda os principais traços em que assenta a relação entre Portugal e os Estados Unidos, e o papel de Portugal na promoção da aliança transatlântica também entre a União Europeia e os Estados Unidos.