Na terceira edição do Concurso de Traduções, a FLAD escolheu sete livros propostos por editoras para apoiar na sua tradução. Entre eles está a tradução para inglês da obra completa de Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa, e a tradução para português de Harlem Shuffle, de Colson Whitehead, vencedor de dois prémios Pulitzer.

A FLAD realizou no mês de outubro a 3ª edição do seu concurso para tradução de obras literárias. Este programa tem como objetivo apoiar as editoras nacionais, ajudando a viabilizar obras de autores americanos que de outra forma não chegariam às livrarias portuguesas e promover autores portugueses nos Estados Unidos.

Com o resultado desta edição, são já 18 as obras que a FLAD está a apoiar na sua tradução.

Este é um concurso regular, que acontece duas vezes por ano. A próxima edição realiza-se entre 1 e 31 de maio de 2022.

Obras selecionadas:

 

Livro: Obra Completa de Álvaro de Campos
Autor: Fernando Pessoa
Editora: Tinta da China

Sinopse:  Poesia e prosa reunidas pela primeira vez num só volume. A obra de Álvaro de Campos está no âmago das vanguardas históricas, da poesia lírica moderna e da obra pessoana, tomada em conjunto. A Álvaro de Campos estão atribuídas as grandes odes sensacionistas, alguns dos maiores poemas lírico‑dramáticos da literatura portuguesa e as Notas para a recordação do meu mestre Caeiro, que deviam acompanhar o primeiro volume das obras reunidas projectadas por Pessoa: os Poemas Completos de Alberto Caeiro. Paradoxalmente, Pessoa atribuiu aos heterónimos e semi‑heterónimos as suas principais obras, dando a Campos a Ode Triunfal, a Tabacaria e a hagiografia laica de Caeiro. Campos escreveu ainda cartas e avisos incendiários, deu entrevistas e respondeu a inquéritos, e infiltrou‑se na vida e na obra de Pessoa. É como se Álvaro de Campos tivesse surgido para cumprir um desígnio que Fernando Pessoa anunciara em 1915: Portugal precisa dum indisciplinador.

 

Livro: Os Mensageiros Secundários
Autor: Clara Pinto Correia
Editora: 
Relógio d’Água

Sinopse: Um «romance histórico altamente heterodoxo», já que anda a meio caminho entre a ficção e a história da ciência, uma mistura perfeita para uma romancista bióloga. Temos por um lado a história de um professor da Universidade de Stanford e por outro histórias de monstros de várias espécies, que teriam aparecido em vários lugares, e que eram contadas em folhas volantes, distribuídas pela cidade de Lisboa, no início do século XVIII, e onde muitos viram um prenúncio de grande desgraça, o terramoto que em 1755 assolou a capital portuguesa. Chuck, o professor, vive a angústia de quem investiga: muitas perguntas e poucas respostas; até que um dia se depara com as tais folhas ( incluídas no livro junto com os desenhos dos monstros), que o acompanharão até ao final da história. Diz Clara Pinto Correia, em entrevista à “Visão”: « A história da ciência também se ocupa de monstros. Toda a gente que estuda história do conhecimento, estuda a literatura de monstros. Este livro é, fundamentalmente, um livro sobre Deus. E a ciência é apenas uma máquina de accionar perguntas.»

 

 

Livro: A Devastação do Silêncio
Autor: João Reis
Editora:
Elsinore

Sinopse: A Grande Guerra assola a Europa do início do século XX. Um capitão do Corpo Expedicionário Português encontra-se num campo de prisioneiros alemão, sem documentos que atestem a sua patente de oficial, obrigado a partilhar a vida e o destino dos seus conterrâneos mais pobres. Tem fome, ouve detonações constantes, observa, sonha, procura um sentido para tudo aquilo que o rodeia, tenta terminar o relato de uma estranha história sobre cientistas alemães e gravações de voz, procura desesperadamente o silêncio e, acima de tudo, a paz das coisas simples.

 

Livro: Harlem Shuffle
Autor: Colson Whitehead
Editora:
Penguim Random House

Sinopse:  O vencedor de dois prémios Pulitzer para melhor romance regressa com mais uma obra-prima da literatura moderna. Harlem Shuffle é a história de uma trama no Harlem dos anos 60, uma saga familiar mascarada de romance criminal, uma novela social sobre raça e poder e, acima de tudo, uma carta de amor ao Harlem.

Livro: Winter Recipes from The Collective
Autor: Louise Glück
Editora:
Relógio D’Água Editores

Sinopse: O décimo terceiro livro da poetisa vencedora do prémio Nobel da Literatura 2020 e um dos seus mais cativantes.

 

Livro: Pessoa: a Biography
Autor: Richard Zenith
Editora: 
Quetzal Editores – Bertrand Editora

Sinopse: Quase um século após a sua morte, Fernando Pessoa continua a ser um dos escritores mais enigmáticos. O homem que acreditava que conseguia alcançar mais em sonhos do que Napoleão, e que criou dezenas de heterónimos sob os quais escreveu obras em português, inglês e francês, é retratado e imortalizado nesta obra de Richard Zenith.

 

Livro: One of Ours
Autor: Willa Cather
Editora:
Sibila Publicações

Sinopse: Vencedora do prémio Pulitzer de 1923, a obra One of Ours é um romance que explora a vida de Claude Wheeler, nativo do Nebraska e neto dos pioneiros, um idealista que descobre o seu destino quando o país entra na Primeira Grande Guerra. É um retrato da psique americana, ao mesmo tempo cética e romântica, inquieta e heróica.