“Amália na América – Além do Fado” em estreia mundial no mítico Carnegie Hall, em Nova Iorque, no dia 11 de outubro, para celebrar 40 anos da FLAD.

“Amália na América – Além do Fado” vai fazer a sua estreia mundial no prestigiante Carnegie Hall, em Nova Iorque, no dia 11 de outubro, uma homenagem à vida e obra de Amália Rodrigues, com a voz dos solistas Cristina Branco, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, que, sob direção de Jan Wierzba, irá pela primeira vez atuar nos Estados Unidos da América.

O tributo à rainha do fado acontecerá numa das salas de espetáculos norte-americana mais famosa, numa iniciativa da Égide – Associação Portuguesa das Artes, que marcará o fim das celebrações dos 40 anos da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), em parceria também com o OPART/Teatro Nacional de São Carlos.

Mais de uma centena de artistas estarão em palco: 83 músicos de orquestra, três solistas e um maestro, numa homenagem muito especial a Amália Rodrigues.

O programa apresenta novas orquestrações e adaptações de temas que marcaram o percurso internacional de Amália, desde as canções do cancioneiro popular português até às canções da Broadway que gravou nos Estados Unidos. Esta seleção homenageia a sua versatilidade e a capacidade única de cruzar universos musicais distintos, agora revisitados por cinco compositores e orquestradores de excelência: Carlos Azevedo, Daniel Bernardes, Filipe Raposo, Pedro Duarte e Pedro Moreira.

Durante a sua carreira, Amália Rodrigues apresentou-se no Carnegie Hall em 1952 e novamente em 1975, conquistando o público norte-americano com a sua versatilidade musical. Em 1966, apresentou-se com a Orquestra Filarmónica de Los Angeles no Hollywood Bowl, entre outros espetáculos, todos eles marcados por salas esgotadas e um sucesso arrebatador.

Os bilhetes já estão disponíveis e podem ser adquiridos em: https://www.carnegiehall.org/calendar/2025/10/11/amalia-in-america–beyond-fado-0800pm

“Amália na América – Além do Fado” conta com o alto patrocínio do Presidente da República, e com o apoio do Ministério da Cultura, Turismo de Portugal, TAP e Fundação Amália Rodrigues.