A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento já vai na sua V edição do Luso-American Legislators’ Diologue.

Este evento, que junta legisladores luso-americanos e governantes políticos portugueses, constitui uma rede operacional de políticos e personalidades luso-descendentes, que sentem orgulho nas suas origens portuguesas, e representam a imagem de Portugal nos EUA.

O evento anual permite encurtar a distância entre Portugal e os EUA, e aproximar legisladores portugueses e luso-americanos, de forma a gerar um entendimento mais profundo sobre a importância estratégica da aliança luso-americana e transatlântica.

O Luso-American Legislators’ Dialogue, cria assim uma oportunidade para reforçar o laço bilateral entre Portugal e os EUA, e dar voz às necessidades luso-americanas, assim como, apoiar as comunidades luso-descentes presentes nos EUA, ao levar aos seus constituintes, mas também, a todos os americanos, a cultura, língua e história Portuguesa.

Nos dias 30 e 31 de Maio de 2019, decorreu aqui na FLAD, a V edição do Legislators’ Dialogue. Além da já habitual sessão dedicada ao futuro das comunidades luso-americanas nos Estados Unidos, o programa deste ano abordou temas muito diversos, como a ciência, os desafios económicos, as relações transatlânticas, entre outros. E foi também discutida e dada a conhecer aos legisladores luso-americanos a atualidade política e económica portuguesa.

A V edição do Legislators’ Dialogue contou com a presença de membros do Congresso dos EUA, como Jim Costa e Lori Trahan, a primeira congressista luso-americana. Incluiu também a presença de Diniz Borges, presidente do CPAC, e vários outros representantes políticos luso-descendentes.

Do lado português, contámos com a presença do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, assim como, do embaixador norte-americano em Portugal, George E. Glass.