Do alívio do centro-direita nas eleições europeias às derrotas pesadas derrotas de Emmanuel Macron nas legislativas que o próprio decidiu convocar em França e dos conservadores no Reino Unido, e ainda as recentes vitórias da extrema-direita na Alemanha (regional) e na Áustria (nacional), em 2024, o futuro da democracia está a decidir-se nas urnas. Com as presidenciais dos Estados Unidos na reta final, será este o ano da democracia? Para falar sobre estes desafios, a FLAD recebe no próximo dia 15 de outubro Anne-Marie Slaughter, CEO do think tank New America, para a conferência ‘2024: The Year of Democracy?’
Nenhuma eleição ocupa tanto espaço mediático – e durante tanto tempo – como as presidenciais dos Estados Unidos. Com normas democráticas básicas em jogo numa eleição que oferece um contraste entre duas visões do mundo opostas, e as sondagens sem apontar um favorito, a FLAD convidou Anne-Marie Slaughter para uma conversa com a jornalista Márcia Rodrigues, editora internacional da RTP.
Anne-Marie Slaughter foi a primeira mulher a ser nomeada Director of Policy Planning do Departamento de Estado dos EUA (em 2009, por Hillary Clinton), foi Professora na Universidade de Harvard, na Universidade de Princeton. É autora de nove livros, e escreve regularmente para o Financial Times e Project Syndicate.
Atualmente, lidera o think and action tank New America, uma das mais reputadas organizações que tem vindo a produzir não apenas pensamento, mas propostas concretas para a resolução dos problemas que afetam a sociedade americana.
Esta será a segunda sessão de um ciclo de conferências dedicado às eleições presidenciais dos Estados Unidos que a FLAD desenvolve nos próximos meses com especialistas dos EUA, sobre temas relevantes para a política interna e externa daquele país e para a comunidade euro-atlântica, com o objetivo de promover o debate sobre a atualidade política americana e as implicações desta eleição dentro e fora dos EUA.
Com estas sessões, queremos contribuir para um maior conhecimento do sistema político e eleitoral americano, numa altura em que nos países europeus, e certamente em Portugal, se dedica tanta atenção à realidade política americana.
Este ciclo é uma oportunidade para investigadores, alunos, decisores políticos, diplomatas, comunicação social, analistas e o público em geral terem um contacto mais próximo com autores e especialistas internacionais de referência na área.
As sessões serão moderadas pela jornalista da RTP, Márcia Rodrigues, atual editora de internacional do canal e ex-correspondente da RTP em Washington D.C., onde cobriu, entre outros, a administração de Donald Trump.
A sessão com Anne-Marie Slaughter decorre no próximo dia 15 de Outubro, às 18h30, no Auditório da FLAD em Lisboa.
A entrada é livre, mediante confirmação de presença através deste link.
Posts Relacionados
26 de Agosto, 2026
Selecionados Bolsas de Investigação de Curta Duração 2026
Já são conhecidos os 25 bolseiros das…
19 de Agosto, 2026
FLAD, Centro do Atlântico e IDN distinguem vencedores do Atlantic Security Award 2026
Dois projetos, duas abordagens à…
5 de Agosto, 2026
Do apoio da FLAD na ISSDC ao reconhecimento internacional: Lua Afonso distinguida nos EUA
A distinção reconhece o percurso de…



