A Estação Espacial de Santa Maria já conta com um novo Gestor

A Estação Geodésica e Espacial de Santa Maria tem um vasto potencial de investigação na área de sismologia, radioastronomia e geociências.  Considerando a Estratégia Nacional de Investigação, Inovação e Crescimento – Portugal Espaço 2030 – na qual os Açores assumem particular importância pela sua posição geoestratégica para estudar o espaço, a FLAD, o Governo Regional dos Açores, a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, e a Associação RAEGE Açores, decidiram apoiar a contratação de um gestor para a Estação, de forma a estimular a exploração de dados e sinais espaciais.

Esta iniciativa pretende promover novos mercados dentro da Ciência e Tecnologia portuguesa, e o emprego qualificado na área espacial.

João Ferreira foi o selecionado como gestor da Estação Geodésica e Espacial de Santa Maria, na qual também vai criar um laboratório com a colaboração da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais – RAEGE e de outros centros de investigação.

A minha missão será fazer essa ponte de ligação entre todas as instituições.

O novo gestor da Estação pretende aproveitar as infraestruturas existentes e as que vão ser construídas, mas também, cooperar em rede, quer com a rede mãe, quer com outros centros que existem a nível mundial.

Para gerar ciência, gerar conhecimento, em Portugal continental e nos Açores.

O concurso público internacional para a posição de Gestor da Estação Geodésica e Espacial de Santa Maria – RAEGE, está encerrado.

Para os interessados, o concurso terá novas edições no futuro a anunciar (mais informações aqui).

Estejam atentos.

Até breve!