Há mais de 30 anos que a FLAD e a Fulbright apoiam o estudo e investigação nos EUA e promovem Portugal como destino académico para os norte-americanos. Esta relação de parceria é uma das que mais nos orgulha e surge agora reforçada, em 2020, com mais bolsas e eventos conjuntos.

A relação começou em 1987, data da primeira bolsa Fulbright-FLAD para doutorandos portugueses estudarem e investigarem nos EUA, programa este que se estendeu até 2012. Desde então, inúmeras outras bolsas Fulbright-FLAD foram lançadas, tais como:

  • Bolsa para estudantes e investigadores norte-americanos ingressarem em instituições Portuguesas (2012 – 2017)
  • Fulbright Brainstorm 2012: Childhood Obesity – the 21st century epidemic (2012)
  • Bolsas para Diretores de escolas portuguesas – frequência do Educational Seminars (2012-2013)
  • Bolsa FLAD-Fulbright em Saúde Pública (2013-2014)
  • Bolsa FLAD-Fulbright para investigação nos EUA – Opportunity Grants Program (2015-2016)

Agora surgem duas novas bolsas para a comunidade académica e científica portuguesa:

  1. Bolsa Fulbright para investigação com o apoio da FLAD: Quatro bolsas destinadas a mestrandos(as) de universidades portuguesas que tenham previsto no seu plano de formação, a realização de um período de investigação numa universidade ou centro de investigação nos EUA, com uma duração máxima de 4 meses. Inclui todas as áreas de estudo, com um financiamento de 6 mil dólares. Para mais informações visite aqui;
  2. Bolsa Fulbright/FLAD para Estudantes e Investigadores norte-americanos: Duas bolsas para apoio à prossecução de estudos e/ou realização de projetos de investigação em Portugal, com a duração máxima de 8 meses. Inclui todas as áreas de estudo, para investigadores pré-doutoramento americanos, com um bolsa no valor de 10 mil euros. Para mais informações visite aqui.

No próximo dia 16 de janeiro, iremos participar num evento organizado pela Fulbright Portugal para esclarecimento de dúvidas dos potenciais candidatos a estas e outras bolsas, quer da FLAD, quer da Fulbright.

Em breve partilharemos mais detalhes sobre este momento através das nossas redes sociais.

Fiquem atentos!