Na segunda edição do concurso de traduções, a FLAD escolheu seis livros propostos por editoras para apoiar na sua tradução. Entre eles está a tradução para inglês da biografia do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, “O Mundo Não Tem de Ser Assim” e “Armários Vazios”, de Maria Judite de Carvalho, e também a tradução para português de “The Undying”, de Anne Boyer, obra que venceu o Prémio Pulitzer 2020.

A FLAD realizou no mês de maio a 2ª edição do seu concurso para tradução de obras literárias. Este programa tem como objetivo apoiar as editoras nacionais, numa altura difícil para este setor, ajudando a viabilizar obras de autores americanos que de outra forma não chegariam às livrarias portuguesas e promover autores portugueses nos Estados Unidos.

Depois das cinco obras selecionadas em 2020, foram escolhidas mais seis obras: duas traduções de português para inglês e quatro de inglês para português.

Veja em baixo as obras cuja tradução a FLAD decidiu apoiar nesta edição do concurso. A próxima edição realiza-se entre 1 e 31 de outubro de 2021. 

Livros Escolhidos

Livro: O Mundo Não Tem de Ser Assim – Biografia de António Guterres
Autor: Pedro Latoeiro e Filipe Domingues
Editora:
LEYA

Sinopse: Com a participação de António Guterres, O Mundo Não Tem de Ser Assim oferece o mais completo retrato do percurso político e humanitário do Secretário-Geral das Nações Unidas. Baseada em mais de 120 entrevistas – a antigos Chefes de Estado e de Governo, altos funcionários da ONU e amigos íntimos do ex-Primeiro-Ministro português – esta biografia conta a história de António Guterres desde o despertar da sua consciência política até ao seu trabalho sobre as questões mais prementes do século XXI, como os direitos das minorias e os fenómenos migratórios, o terrorismo globalizado e o diálogo inter-religioso, ou a própria reforma das Nações Unidas. Revelando episódios e documentos inéditos, esta obra dá ainda a conhecer as manobras de bastidores que tentaram sabotar a candidatura portuguesa ao posto de Secretário-Geral da ONU e a relação de António Guterres com as duas grandes potências mundiais, Estados Unidos da América e a China.

Livro: Os Armários Vazios
Autor: Maria Judite de Carvalho
Editora:
Minotauro
Pedido: The Center for the Art of Translation

Sinopse: O grande romance de Maria Judite de Carvalho, obra central da literatura portuguesa da renovação de meados do século XX, volta aos temas de preferência da autora: a solidão da mulher na cidade. A vida moderna que prende as personagens de Maria Judite de Carvalho ao inferno de viverem sós no meio da multidão. Esta obra integra o Plano Nacional de Leitura, como livro recomendado para a formação de adultos.

Livro: Living My Life 
Autor: Emma Goldman
Editora: Penguin e Dover Books
Pedido: Antígona – Editores Refractários

Sinopse: Anarquista, jornalista, crítica e defensora dos métodos de contraceção e amor livre, Emma Goldman foi a mais famosa mulher no início do século XX. A sua autobiografia em dois volumes leva-a desde o seu local de nascimento na Rússia dos Czares aos enclaves Socialistas do Lower East Side em Manhattan. Entre debates políticos, julgamentos, prisão e romances tempestuosos, a autora relata a época que a própria ajudou a moldar: os movimentos reformistas da Era Progressista, os primeiros anos e a desilusão mais tarde da experiência Bolchevique de Lenine, e muito mais.

Livro: Home
Autor: Marilynne Robinson
Editora: Farrar, Straus e Giroux
Pedido: Relógio D’Água Editores

Sinopse: Depois de vencer o prestigiado Prémio Pulitzer com Gilead, surge Home, um romance comovedor sobre segredos familiares, o passar das gerações, amor, morte e fé. Este romance conta a história de Glory Boughton, que aos 38 anos regressa a Gilead para tomar conta do seu pai, em estado terminal. Pouco depois, Jack – o filho pródigo da família, longe há vinte anos – também regressa a casa, procurando refúgio e fazer as pazes com um passado repleto de problemas e dor. Esta obra foi finalista do National Book Award em 2008.

Livro: The Undying
Autor: Anne Boyer
Editora: Farrar, Straus and Giroux
Pedido: Tinta da China

Sinopse: Vencedor do Prémio Pulitzer 2020 em General Nonfiction, The Undying conta a história da autora, a poeta Anne Boyer, quando uma semana após o seu 41.º aniversário lhe é diagnosticado um tipo de cancro da mama extremamente agressivo. Enquanto mãe solteira, com recursos limitados, conta a sua viagem pela experiência da doença e todo o ecossistema criado em torno do cancro, desde a indústria farmacêutica, à desinformação, com uma passagem pela vasta literatura criada por mulheres em torno das suas próprias doenças e morte.

Livro: Dwelling: An ecopoem
Autor: Scott Edward Anderson
Editora: Shanti Arts Publishing
Pedido: Poética Edições

Sinopse: Vencedor do Nautilus Award 2019, Dwelling: An ecopoem é uma sequência de poemas e questões em prosa que começam como uma conversa com o ensaio Building Dwelling Thinking de Martin Heidegger e se transformam numa viagem expansiva sobre a noção de lar e como essa ideia nos assombra.

Próximas edições

Este ano, o concurso voltará a realizar-se entre 1 e 31 de outubro de 2021. A decisão da FLAD será anunciada até ao último dia do mês seguinte ao do encerramento de cada edição do concurso.

Se tiver dúvidas ou necessitar de mais informação, contacte-nos para fladport@flad.pt.

Até breve!