Dos bombeiros ao Congresso dos EUA, são muitos os lusodescendentes nos Estados Unidos eleitos para trabalhar em prol da comunidade em que estão inseridos. Em reconhecimento do seu trabalho e da sua importância na comunidade, a FLAD criou um novo espaço dedicado para os dar a conhecer.

As estimativas mais recentes apontam para que cerca de 1,5 milhões de portugueses e lusodescendentes vivam hoje nos Estados Unidos. É uma comunidade vasta, diferenciada e espalhada um pouco por todo o país. Do Havai a Nova Iorque, um número representativo destes membros da nossa comunidade têm desempenhado funções de responsabilidade ao mais alto nível, cargos para os quais foram a votos e saíram vencedores.

Jim Costa, Devin Nunes, Lori Loureiro Trahan e David Valadao são os mais conhecidos entre eles, pelo vasto trabalho desenvolvido em defesa dos interesses de Portugal e da comunidade luso-americana enquanto membros do Congresso dos Estados Unidos, mas há muitos mais.

Do representante estadual Patrick Pihana Branco no Havai, a Eliana Pintor Marin, na Câmara dos Representantes de Nova Jérsia, estes lusodescendentes eleitos estão espalhados um pouco por todos os EUA.

A FLAD quer dar a conhecer estes líderes em Portugal e entre a comunidade, assim como o trabalho que desenvolvem para defender os interesses dos luso-americanos. Foi por isso que criámos uma nova base de dados onde pode encontrar todos os lusodescendentes em cargos eleitos. Esta base de dados permite a todos os utilizadores pesquisarem por instituição, cargo e Estado de origem os membros eleitos da nossa comunidade.

Nesta primeira fase, incluimos todos os que foram eleitos para o Congresso dos EUA e em cada um dos Senados Estaduais. Mas o nosso compromisso é o contínuo alargamento desta base de dados, para incluir todos os membros da nossa comunidade que escolheram a via do serviço público, incluindo presidentes de câmaras municipais, chefias dos bombeiros e da polícia, entre outros.

A base dados já está disponível nesta página dedicada para o efeito ou através da nossa página dedicada à comunidade luso-americana.

Se é um lusodescendente eleito para um destes cargos ou conhece alguém que o é mas ainda não está contemplado na nossa base de dados, fale connosco através do email media@flad.pt.

Até breve!