A presidente da FLAD foi a oradora convidada da conferência-almoço organizada pelo Açoriano Oriental e pelo TSF-Açores, que decorreu no dia 29 de Outubro de 2019.

Rita Faden destacou a importância da relação entre Portugal e os Estados Unidos da América e do papel da FLAD para a consolidação da relação transatlântica. 

Salientou ainda a ação que a FLAD tem desenvolvido nos Açores e para os Açores, como a criação das cátedras na Universidade dos Açores, e a sua vontade envolver os EUA no AIR Center.

Falou-se ainda da importância da diáspora portuguesa nos EUA, maioritariamente oriunda dos Açores. 

Hoje em dia a nossa comunidade nos Estados Unidos assume um papel de primeira linha e está presente em todos os setores. São empresários, médicos, professores, militares das forças armadas, profissionais que superaram a adversidade e conquistaram uma posição de relevo na sociedade americana.”

Neste âmbito, a presidente da FLAD aproveitou para destacar a importância do trabalho de organizações como a PALCUS e do CPAC na defesa dos interesses da comunidade luso-descendente.

Há mais de 25 anos, um grupo de luso-descendentes juntou-se e fundou a PALCUS. Ainda este mês estive na 23ª gala da PALCUS, em Sacramento, e é um gosto ver o seu empenho e energia na união e valorização das comunidades portuguesas. Um exemplo disso mesmo é a campanha #makeportuguesecount para o CENSUS 2020. Identificar a ascendência portuguesa é fundamental para conhecermos melhor quem somos, quantos somos e onde estamos.”

“O CPAC é outro ótimo exemplo. Há três anos foi criada a California Portuguese American Coalition, uma rede de políticos e líderes comunitários luso-americanos, com quem tive o prazer de contactar na minha mais recente visita aos EUA”.

O almoço terminou com perguntas e respostas dos participantes, numa conversa moderada pelo diretor da TSF Açores / Açoriano Oriental, Paulo Simões.