A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), parceira da Universidade de Brown nos Estados Unidos, através do apoio ao Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros e do programa Study in Portugal Network, manifesta a sua solidariedade com toda a comunidade de Brown, após o ataque terrorista deste fim de semana.

As universidades devem ser espaços de pensamento livre, debate construtivo e convivência pacífica, jamais cenários de intimidação ou agressão.

Neste momento difícil, a FLAD quer afirmar a sua proximidade com estudantes, docentes, investigadores e colaboradores da Universidade de Brown, bem como com todas as pessoas afetadas por estes acontecimentos, especialmente a vasta comunidade lusodescendente em Rhode Island. Reiteramos a importância de que as circunstâncias sejam plenamente esclarecidas pelas autoridades competentes e de que prevaleçam os princípios do Estado de Direito.

Enquanto instituição dedicada ao reforço das relações académicas, científicas e culturais entre Portugal e os Estados Unidos, a FLAD reafirma o seu compromisso com a promoção da cooperação universitária baseada na segurança, na inclusão e no respeito mútuo.

Acreditamos que apenas através do diálogo, da tolerância e do conhecimento é possível responder a momentos de tensão e construir comunidades académicas mais fortes e resilientes.