A Universidade de Georgetown vai receber Carlos Jalali, Professor e investigador na área da Ciência Política, no semestre de primavera de 2022 em que Portugal, o seu sistema político e o do mundo lusófono será o centro das atenções.

Carlos Jalali, Professor e investigador do Departamento de Ciências Sociais, Política e do Território da Universidade de Aveiro, foi o escolhido para ser o próximo Professor visitante no Departamento de Government da Universidade de Georgetown (Washington, D.C., EUA).

O cientista político irá leccionar um curso semestral, em inglês, numa das mais prestigiadas universidades do mundo, que será dedicado à análise das instituições e comportamentos políticos em Portugal e no mundo lusófono, em particular de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Brasil. Este curso inclui uma análise histórica à transformação política destes países, desde a ditadura em Portugal ao impacto que teve no desenvolvimento das instituições nos países lusófonos, e à governação atual destes países.

“Adaptando a velha frase de Alexandre O’Neill, diria que entre Portugal e Georgetown há mar e mar, há trazer e levar. Trazer pela atualização e aprendizagem que este semestre em Georgetown proporciona. Será de facto uma ocasião única para conhecer novas dinâmicas de investigação científica e práticas pedagógicas, que aliás se tornaram ainda mais importantes no contexto pandémico, e colaborar com investigadores de referência. Mas também levar. Em específico, será uma oportunidade para dar a conhecer o sistema político português aos estudantes e investigadores de Georgetown, analisando-o e situando-o numa perspetiva comparada.” – Carlos Jalali.

Carlos Jalali destacou ainda a importância para o seu percurso académico desta oportunidade, que lhe dará a possibilidade de aceder aos recursos académicos da Universidade de Georgetown, e ao mesmo tempo dar a conhecer o país num dos principais centros de aprendizagem da ciência política.

“Não tenho a menor dúvida que esta experiência me ajudará a ser um melhor investigador e docente. E creio que Georgetown também sairá enriquecido com o estudo do nosso país, um caso interessante e pertinente para várias das questões com que a Ciência Política se debate hoje em dia.

Carlos Jalali é doutorado em ciência política pela Universidade de Oxford, onde também fez a sua licenciatura em Filosofia, Política e Economia, e o mestrado em economia do desenvolvimento, ambas com nota de excelência.

Para além de ser Professor da Universidade de Aveiro, Carlos Jalali é coordenador do grupo de Public Policy Institutions Innovation da Unidade de investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade, e desde 2016 presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política.

Carlos Jalali foi escolhido por um júri composto por Rita Faden, presidente da FLAD, Nuno Garoupa, professor da Universidade de George Mason, e Nuno Severiano Teixeira, Director do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa.

Parabéns!