2024 promete ser um ano intenso, no qual os Estados Unidos estarão, ainda mais, no centro do debate. O que querem os Estados Unidos do mundo? E que Estados Unidos teremos no mundo? Para nos ajudar a navegar as águas turbulentas que nos aguardam, no próximo dia 11 de janeiro, a FLAD recebe Kori Schake, do American Entreprise Institute, para a sessão “The US in the World: Wars, Policy, and Order”, uma conversa que será moderada pela Professora do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Lívia Franco.

A guerra na Ucrânia apresenta-se como candidata a um conflito prolongado, sem vencedor claro aparente à vista, mas as dificuldades em garantir apoio financeiro e militar a aumentarem. Em Israel, não há sinais de fim à vista no conflito, mas há um crescendo de vozes que pede o fim das hostilidades. 2024, promete não ser um ano fácil, e as eleições nos Estados Unidos não vão diminuir a intensidade destas tensões.

Com os mais que prováveis candidatos à Presidência Joe Biden e Donald Trump, os Estados Unidos – e o mundo – preparam-se para uma repetição, mais tensa e conflituosa, da campanha de há quatro anos, mas com uma ordem mundial mais fragmentada e conflitos armados novos, em que Democratas e Republicanos apresentam posições cada vez mais fragmentadas.

Neste contexto, a FLAD retoma o ciclo de conferências Democracy: The Way Ahead com Kori Schake, Diretora de Estudos de Política Externa e de Defesa do American Enterprise Institute, que integrou o Departamento de Defesa dos EUA entre 1990 e 1996. Durante as administrações de George W. Bush, fez parte das estruturas superiores do National Security Council e do Departamento de Estado e foi uma das conselheiras políticas principais da campanha presidencial de John McCain e Sarah Palin, derrotados por Barack Obama em 2008. É autora dos livros “America vs the West: Can the Liberal World Order Be Preserved?” (Penguin Random House Australia, Lowy Institute, 2018); e “Safe Passage: The Transition from British to American Hegemony” (Harvard University Press, 2017).

Kori Schake é conservadora, e ao mesmo tempo uma importante voz na crítica ao Partido Republicano pela sua falta de uma política externa coerente e defensora dos interesses dos Estados Unidos no mundo.

No próximo dia 11 de janeiro, pelas 18h30, será a convidada da FLAD para a sessão “The US in the World: Wars, Policy, and Order”, onde discutirá estes temas, as guerras na Ucrânia e em Gaza e o futuro da ordem mundial. A moderadora desta sessão será a Professora Lívia Franco, especialista em relações Internacionais e Professora do Instituto de Estudos Política da Universidade Católica Portuguesa.

O ciclo Democracy: The Way Ahead é uma iniciativa da FLAD que tem como objetivo promover um espaço de reflexão e debate sobre as atuais problemáticas com que se depara a comunidade euro-atlântica, e, com recurso a especialistas internacionais, procurar soluções para as próximas décadas. No âmbito deste ciclo, a FLAD recebeu John Ikenberry, Professor na Universidade de Princeton, e Constanze Stelzenmüller, diretora do Center on the United States and Europe da Brookings Institution, os jornalistas Peter Baker (New York Times) e Susan Glasser (New Yorker), e os especialistas em relações internacionais Robert Kaplan e Walter Russell Mead.

A sessão decorre no dia 11 de janeiro, pelas 18h30, no auditório da FLAD, em Lisboa.

A entrada é livre mediante confirmação de presença para fladport@flad.pt.