Estão selecionados os próximos Visiting Professors a ingressar no ano letivo 2023/24 na Universidade de Georgetown. Raquel Freire, Professora e Investigadora do CES e João Cancela, Professor e Investigador no IPRI-NOVA, vão lecionar no semestre de outono e de primavera, respetivamente, do próximo ano letivo, com ambas as cadeiras centradas em questões europeias.

Os professores Raquel Freire e João Cancela foram os escolhidos pelo júri para leccionar uma semestre no Departamento de Government em Georgetown, considerada uma das melhores instituições de ensino superior dos Estados Unidos.

Raquel Freire é Professora Catedrática de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da mesma Universidade. As suas principais áreas de investigação focam-se nos estudos para a paz, política externa, segurança internacional e espaço pós-Soviético, sobre os quais tem publicado em livros, e revistas nacionais e internacionais.

No semestre de outono do ano letivo 2023/2024, Raquel Freire irá leccionar a cadeira “European Union, Russia and Ukraineque terá como objetivo discutir os desenvolvimentos e analisar os processos e principais tendências de política externa resultantes do conflito na Ucrânia, assim como para o redesenho da política de segurança europeia, e as implicações para os alinhamentos na ordem internacional.

No semestre da primavera de 2023/2024, será a vez de João Cancela, Professor Auxiliar no Departamento de Estudos Políticos da NOVA FCSH e investigador no Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA).

João Cancela é especializado em Política Comparada e irá lecionar a cadeira “Patterns of Political Participation in Europe”, na qual os alunos irão analisar como os cidadãos europeus interagem com os seus sistemas políticos e como as suas visões estão ou não representadas.

O júri foi composto por Rita Faden, Presidente da FLAD, Nuno Garoupa, Professor na George Mason University, e Nuno Severiano Teixeira, Professor na Universidade NOVA de Lisboa. A escolha dos professores seleccionados teve em conta a qualidade dos currículos, as cartas de motivação e a pertinência dos programas das disciplinas propostas pelos candidatos.