A FLAD vai financiar quatro projetos de Instituições de Ensino Superior Portuguesas (IES) que visam desenvolver parcerias para a sua internacionalização, em parceria com universidades dos Estados Unidos. Este apoio será concedido ao abrigo do Programa UP – Ensino Superior, criado pela FLAD, com uma linha de financiamento que vai até aos 30 mil euros por projeto, para promover e incentivar a internacionalização das Instituições de Ensino Superior portuguesas.

Nesta edição do UP, o júri selecionou quatro projetos de internacionalização de IES portuguesas que demonstram um compromisso em promover laços institucionais mais profundos entre instituições em Portugal e nos Estados Unidos, e com a internacionalização das suas instituições.

As instituições distinguidas são a Universidade Católica Portuguesa, a Faculdade de Ciências Humanas (FCH) – Universidade Católica Portuguesa, a NOVA Information Management School (NOVA IMS) – Universidade Nova de Lisboa e o ISPGAYA que vão desenvolver vários projetos em parceria com universidades americanas.

Conheça melhor os projetos:

Projeto LINK – Universidade Católica Portuguesa e Boston College

Breve explicação sobre o projeto:

O projeto LINK – Leadership in Nursing Knowledge Exchange resulta de uma parceria estratégica entre a Universidade Católica Portuguesa (UCP) e o Boston College (EUA). O seu principal objetivo é reforçar a colaboração internacional no ensino doutoral em Enfermagem, através do desenvolvimento curricular conjunto, mobilidade docente e discente, e investigação colaborativa.
O LINK baseia-se em valores partilhados e no compromisso de formar líderes em Enfermagem capazes de responder aos desafios globais da saúde. As atividades incluem sessões intensivas de formação (“Winter” e “Summer School”), planeamento de módulos COIL (Collaborative Online International Learning), coorientação de doutorandos, produção científica conjunta, e a criação de um Global Nursing Innovation Lab, consolidando um modelo de cooperação duradouro entre as duas universidades.

Quanto à relevância para a internacionalização da instituição:

O projeto LINK está alinhado com plano estratégico referente à  internacionalização da UCP e da SACRU (Strategic Alliance of Catholic Research Universities). Ao estabelecer uma cooperação estruturada com o Boston College, referência mundial em formação e investigação em Enfermagem, a UCP também consolida a sua posição como líder europeia na formação doutoral em Enfermagem e promove a circulação de conhecimento, talento e boas práticas pedagógicas.
Esta parceria contribui, ainda, para o reconhecimento internacional da ciência produzida em Portugal, ampliando oportunidades de publicações científicas conjuntas, coorientações internacionais e mobilidade académica, num movimento que valoriza a posição central da Enfermagem na transformação dos sistemas de saúde a nível global.

 

Dual degree in Emerging Media and Digital Transformation

Breve explicação sobre o projeto:

O projeto resulta de uma colaboração entre a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e o College of Communication and Information da Kent State University. Tem como objetivo oferecer um grau duplo de mestrado com um plano curricular interdisciplinar, no cruzamento dos estudos dos media com a computação e a programação. Trata-se de um curso inovador que formará mestres com um conhecimento aprofundado do ecossistema mediático e habilitados para moldarem o futuro dos media digitais. O curso combina teoria social com programação, análise de dados e visualização de informação e permitirá a produção de dissertações de mestrado alicerçadas em trabalho de investigação desenvolvido em Portugal e nos Estados Unidos da América.

Quanto à relevância para a internacionalização da instituição:

O projeto está alinhado com a estratégia de internacionalização da Universidade Católica Portuguesa que tem como um dos seus eixos a criação de ofertas de formação internacionais inovadoras, nomeadamente nas áreas da da comunicação e transformação digital e análise de dados. Num momento em que a Universidade tem vindo a aumentar o número de estudantes provenientes da América do Norte, este projeto permitirá sedimentar a relação que tem vindo a ser estabelecida com um parceiro de longa data nos Estados Unidos. Paralelamente, o Mestrado em Emerging Media and Digital Transformation vem reforçar a aposta que a Universidade Católica Portuguesa tem vindo a realizar na expansão da oferta de cursos interdisciplinares que fomentam o desenvolvimento de um conjunto alargado de competências.

 

AI-Driven Local Governance

Breve explicação sobre o projeto:
O AI-Driven Local Governance é um programa destinado a altos dirigentes da administração local, desenvolvido em parceria entre o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, da NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa, e o The Governance Lab (The GovLab) da Universidade de Nova Iorque (NYU), duas instituições de referência na investigação e inovação em cidades inteligentes e políticas públicas orientadas por dados. O objetivo do programa é fornecer as competências estratégicas, analíticas e tecnológicas para todo o ciclo de definição e implementação de políticas públicas, maximizando o potencial da gestão da informação, da ciência de dados e da inteligência artificial num contexto de governação alavancado pela inteligência artificial.
O programa, cujo arranque é marcado por um evento público “AI-Driven Local Governance”, estrutura-se em duas fases: uma componente em Portugal, lecionada em formato híbrido conjuntamente pelas duas instituições parceiras, e uma semana imersiva em Nova Iorque, com sessões em entidades de prestígio, como as Nações Unidas, a Cornell Tech e o NYC Office of Technology and Innovation, sob orientação do The GovLab e com o acompanhamento da equipa do NOVA Cidade.
Alinhado com a Estratégia Nacional para os Territórios Inteligentes (ENTI), o AI-Driven Local Governance fomenta a criação de territórios inteligentes, capazes de superar as desigualdades de maturidade digital e contribuir para a melhoria de qualidade da vida, o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento económico sustentável.

Quanto à relevância para a internacionalização da instituição:
O AI-Driven Local Governance reforça o posicionamento internacional da NOVA Information Management School (NOVA IMS) através de uma parceria estratégica com o The Governance Lab (The GovLab), da Universidade de Nova Iorque (NYU). O projeto une duas instituições de referência na investigação e na aplicação de dados e inteligência artificial à melhoria da governação pública, promovendo uma abordagem colaborativa à capacitação de líderes locais num mundo orientado pela tecnologia e pela evidência científica.

Combinando a experiência da NOVA IMS em ciência de dados e gestão de territórios inteligentes com o trabalho desenvolvido pelo The GovLab na inovação em políticas públicas e uso ético de dados e inteligência artificial, o programa cria uma plataforma de aprendizagem e cooperação internacional que aproxima Portugal e os Estados Unidos em torno de uma visão comum: colocar o conhecimento ao serviço de uma governação mais informada, transparente e centrada nas pessoas.

 

O desenvolvimento de soft skills em contexto internacional: cooperação ISPGAYA / MSUB

Breve explicação sobre o projeto:

O projeto resulta da cooperação existente entre o ISPGAYA (PT) e a MSUB (USA) e tem como principal objetivo a implementação de uma metodologia de ensino ativa que permita o desenvolvimento de softs skills nos alunos participantes de ambas as instituições. Os alunos serão desafiados para, em conjunto e devidamente supervisionados por docentes de ambas as instituições, desenvolverem um projeto de internacionalização para empresas dos dois lados do atlântico, que pretendam operar em ambos os mercados.

Quanto à relevância para a internacionalização da instituição:

O plano de internacionalização do ISPGAYA compreende cinco eixos operacionais. A saber:

– EI1: Mobilidade Internacional

– EI2: Cooperação Académica e Científica

– EI3: Internacionalização em Casa

– EI4: Captação e Acolhimento de Estudantes Internacionais

– EI5: Imagem e Comunicação Internacional

Este projeto contribui para quatro desses eixos. Permite a mobilidade de docentes e staff da instituição, pois esta é uma componente fundamental do próprio projeto. Dinamiza a cooperação académica e científica entre o ISPGAYA e a MSUB, pois para além da UC conjunta, está previsto o desenvolvimento de um artigo científico a relatar toda a iniciativa. Contribui também para a internacionalização em casa, pelo “aproveitamento” que faremos da visita dos alunos e docentes da MSUB no ISPGAYA. Por fim, potencia a imagem internacional da instituição, sendo que para este aspeto contribui também, significativamente, o apoio da FLAD.