Na edição de maio de 2024 do Programa de Traduções FLAD, foram selecionadas sete obras, cuja tradução de inglês para português vai ser apoiada pela FLAD. As candidaturas para a edição de outubro realizam-se entre 1 e 31 de outubro de 2024.
A FLAD realizou no mês de maio uma nova edição do programa de traduções de obras literárias. O objetivo é apoiar as editoras nacionais, ajudando a viabilizar obras de autores americanos que de outra forma não chegariam às livrarias portuguesas.
Nesta edição, foram escolhidas sete obras, propostas por várias editoras, cuja tradução para português e vai ser agora apoiada pela FLAD.
Este é um concurso regular, que acontece duas vezes por ano. A próxima edição realiza-se entre 1 e 31 de outubro de 2024.
Obras selecionadas:
Livro: Jewish Comedy: A Serious History
Autor: Jeremy Dauber
Editora PT: Livros Zigurate
Editora EUA: W.W. Norton & Company
Sinopse: Um relato rico do humor judaico: a sua natureza, o seu desenvolvimento e o seu papel vital ao longo da história.
Livro: Another Country
Autor: James Baldwin
Editora PT: Penguin Random House Grupo Editorial Portugal
Editora EUA: Vintage Books
Sinopse: Depois do suicídio de Rufus Scott, um músico de jazz negro amargurado e desempregado, a sua irmã Ida e o seu velho amigo Vivaldo tornam-se amantes. No entanto, os sentimentos que nutrem um pelo outro são complicados pelos amigos de Rufus, especialmente pelo ator homossexual Eric Jones, que foi amante de Vivaldo.
Autor: Diane di Prima
Editora PT: Traça edições
Editora EUA: City Lights
Sinopse: A poetisa feminista Beat Diane di Prima nasceu em Brooklyn, Nova Iorque. Frequentou o Swarthmore College durante dois anos antes de se mudar para Greenwich Village, em Manhattan, e de se tornar escritora no emergente movimento Beat. Aí desenvolveu amizades com os poetas Amiri Baraka, Allen Ginsberg, Jack Kerouac, Frank O’Hara e Audre Lorde. Depois de se juntar à comunidade intencional de Timothy Leary no norte do estado de Nova Iorque, mudou-se para São Francisco em 1968. Uma das suas colecções de poesia, The Poetry Deal, foi também publicada pela City Lights Publishers. Di Prima foi nomeada Poeta Laureada de São Francisco em 2009. Foi galardoada com o Prémio de Serviço Vitalício da Associação Nacional de Poesia e com o Prémio Fred Cody de Realização Vitalícia e recebeu também subsídios do National Endowment for the Arts, do Committee on Poetry, da Lapis Foundation e do Institute for Aesthetic Development. A Universidade de St. Lawrence concedeu-lhe um doutoramento honorário.
Livro: Solitudes Crowded With Loneliness
Autor: Bob Kaufman
Editora PT: Edições Fantasma
Editora EUA: New Directions
Sinopse: Publicado em 1965, Solitudes Crowded with Loneliness reúne dez anos de trabalho de Bob Kaufman, célebre em São Francisco como o Beat original e em França como “o Rimbaud americano”.
Livro: Creation Lake
Autor: Rachel Kushner
Editora PT: Relógio D’Água Editores
Editora EUA: Scribner
Sinopse: Uma mulher é apanhada no meio do fogo cruzado entre o passado e o futuro neste romance que é parte espião, parte tratado profundo sobre a história humana. Sadie Smith – uma agente americana infiltrada de 34 anos, com tácticas implacáveis, opiniões ousadas e uma beleza limpa – é enviada pelos seus misteriosos mas poderosos empregadores para um canto remoto de França. A sua missão: infiltrar-se numa comuna de activistas ecológicos radicais liderada pelo carismático svengali Bruno Lacombe. Sadie lança o seu olhar cínico sobre esta região de quintas antigas e aldeias adormecidas e, no início, acha o idealismo de Bruno risível – ele vive numa caverna Neandertal e acredita que o caminho para a iluminação é um regresso ao primitivismo. Mas tal como Sadie tem a certeza de que é a sedutora e o mestre das marionetas daqueles que vigia, Bruno Lacombe está a seduzi-la com as suas engenhosas contra-histórias, os seus lamentos artísticos, a sua própria história trágica.
Livro: Free to Learn: Why Unleashing the Instinct to Play Will Make Our Children Happier, More Self-Reliant, and Better Students for Life
Autor: Peter Gray
Editora PT: Livros Zigurate
Editora EUA: Perseus Books, group Hachette
Sinopse: Um especialista em desenvolvimento infantil mostra porque é que o “unschooling” é a melhor forma de fazer com que as crianças aprendam.
Livro: Reading Genesis
Autor: Marilynne Robinson
Editora PT: Relógio D’Água Editores
Editora EUA: Farrar, Straus and Giroux
Sinopse: Durante gerações, o livro do Génesis foi tratado pelos estudiosos como uma coleção de documentos elaborados por várias mãos, expressando diferentes interesses faccionais, com empréstimos de outras literaturas antigas que marcam o texto como derivado. Por outras palavras, a interpretação académica do Génesis tem-se centrado na questão da sua coerência básica, tal como a interpretação fundamentalista se tem centrado na questão da adequação de o ler como literalmente verdadeiro. Ambas as abordagens excluem uma apreciação da sua grandeza como literatura, a sua rica articulação e exploração de temas que ressoam em toda a Escritura. Reading Genesis de Marilynne Robinson, que inclui o texto integral da versão King James do livro, é uma poderosa consideração dos significados profundos e da promessa da aliança duradoura de Deus com a humanidade. Este livro magistral irradia gratidão pela constância e benevolência da fé permanente de Deus na Criação.
Posts Relacionados
12 de Outubro, 2024
Rui Gomes vence concurso POV – Point of View com melhor texto sobre as eleições dos EUA
Vencedor recebe 2.000 euros e terá o…
3 de Outubro, 2024
‘2024: The Year of Democracy?’ com Anne-Marie Slaughter – 15 de Outubro às 18h30
CEO do think tank New America é a…
1 de Outubro, 2024
Nova edição do Programa de Traduções FLAD: Candidaturas até 31 de outubro
Editoras que queiram apoio à tradução…