O vencedor deste prémio, dedicado a este género artístico e com o objetivo de dar a conhecer o talento artístico em Portugal e apoiar os artistas promissores do nosso país, foi conhecido este sábado na Drawing Room Lisboa. Pedro Tropa irá receber um prémio monetário de 20 mil euros.

Nesta primeira edição do Prémio FLAD de Desenho, a FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) recebeu mais de 300 candidaturas. Depois de escolhidos os 10 finalistas, o júri teve oportunidade de visitar os ateliers dos artistas, onde teve contacto com muitas das suas obras.

O júri, atendendo à densidade do corpo de trabalho, ao trabalho de pesquisa e à constância da investigação formal e conceptual da prática de desenho, decidiu por unanimidade atribuir o Prémio FLAD de Desenho 2021 ao artista Pedro Tropa.

Pedro Tropa fez a sua formação em Desenho e Fotografia no Ar.Co tendo terminado os seus estudos na School of The Art Institute of Chicago, EUA. Há cerca de duas décadas que o seu trabalho em desenho, fotografia, texto e som está fortemente ligado à paisagem e à sua prática enquanto montanhista.

Pertence desde 2009 ao grupo de artistas da Galeria Quadrado Azul. É artista colaborador desde 2018 do coletivo Osso e é membro fundador do projeto Matéria Simples.

“Quero dar-vos conta do compromisso da FLAD com a Arte e Cultura. Há cerca de três anos decidimos ter um impulso renovado com esta área, porque entendemos que é fundamental e tem um poder transformado na vida de todos nós.” – Rita Faden, presidente da FLAD

“A ideia era criar um grande prémio que valorize, que destaque, que reconheça a importância do Desenho” – Mónica Careaga, diretora da Drawing Room.

O Prémio FLAD de Desenho é mais um passo na aposta da Fundação no apoio às artes, que pretende reconhecer o talento artístico em Portugal e apoiar os artistas promissores do nosso país. Este prémio terá periodicidade anual.

A área de produção artística escolhida foi o desenho, pela sua importante representação na Coleção de Arte Contemporânea da FLAD e por constituir uma expressão artística de relação muito íntima com o criador de arte.