Numa altura em que as máquinas eleitorais começam a aquecer os motores nos Estados Unidos, e o regresso de Donald Trump à Casa Branca é uma possibilidade real para as eleições de 2024, a FLAD recebe os jornalistas e autores Susan Glasser (New Yorker) e Peter Baker (The New York Times) para a conferência America Divided: Biden, Trump and the prospects for 2024dia 18 de abril, às 18h30, com a moderação de Pedro Magalhães.

As eleições de 2020, e em particular os acontecimentos do dia 6 de janeiro de 2021, deixaram marcas no espetro político norte-americano, que perduram. A polarização agravou-se, as mexidas às leis eleitorais nos diferentes estados seguem em caminhos opostos e o debate político é cada vez mais crispado. Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, e o protagonismo que a China tenta assumir a nível internacional – como se viu na intermediação da recente détente entre a Arábia Saudita e o Irão – colocam em questão a liderança americana da ordem internacional construída no pós-guerra, e de forma mais evidente após o fim da União Soviética.

Para discutir a situação política doméstica e os desafios para a Democracia nos Estados Unidos, a FLAD convidou dois experientes jornalistas norte-americanos.

  • Susan Glasser, atual jornalista da revista New Yorker, antiga diretora do Politico e da Foreign Policy, que foi chefe da delegação em Moscovo do Washington Post, e cobriu as guerras do Iraque e do Afeganistão e o processo de destituição de Bill Clinton no seguimento do seu relacionamento com Monica Lewinski;
  • Peter Baker é o atual chefe da equipa de jornalistas do New York Times na Casa Branca, um dos mais importantes cargos no jornalismo político, e Joe Biden é o quinto presidente que segue enquanto jornalista. Antes do New York Times trabalhou durante duas décadas no Washington Post, outra referência do jornalismo político americano, onde seguiu os processos de impeachment de Bill Clinton e de Donald Trump, tendo sido, juntamente com Susan Glasser, chefe da delegação do Washington Post, em Moscovo.

Em conjunto, Susan Glasser e Peter Baker são autores de três livros: Kremlin Rising: Vladimir Putin’s Russia and the End of Revolution (2005), The Man Who Ran Washington (2020) e mais recentemente The Divider: Trump in the White House, 2017-2021 (2022), que relata o mandato de Donald Trump na presidência dos EUA.

Esta conferência será moderada por Pedro Magalhães, investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e está inserida no ciclo Democracy: The Way Ahead, uma iniciativa da FLAD que tem como objetivo promover um espaço de reflexão e debate sobre as atuais problemáticas com que o mundo se depara, e, com recurso a especialistas internacionais, procurar soluções para as próximas décadas, que já teve como convidados John Ikenberry, Professor na Universidade de Princeton, e Constanze Stelzenmüller, diretora na Brookings Institution.

A sessão decorre no dia 18 de abril, pelas 18h30, no auditório da FLAD, em Lisboa.

A entrada é livre mediante confirmação de presença para fladport@flad.pt.