Já foram selecionados os candidatos finais para o 2º concurso da bolsa R&D@PhD.  A partir de julho de 2021, cinco candidatos(as), escolhidos pela FLAD, vão poder realizar estágios de investigação nos EUA, em diferentes áreas científicas.

Parabéns aos cinco novos bolseiros FLAD, que vão iniciar os seus estágios de investigação nos Estados Unidos já a partir do próximo mês, julho de 2021.

Esta oportunidade FLAD destina-se a apoiar doutorandos, em instituições portuguesas, na realização de estágios de investigação nos Estados Unidos, durante um período igual ou superior a 4 meses, em qualquer área científica. 

Caso não se tenha candidatado este ano, temos boas notícias, a nova edição desta bolsa para 2022 inclui mestrandos e junior researchers (com doutoramento até 3 anos). 

Sobre a Candidatura

Os requisitos necessários:

  • Ter nacionalidade portuguesa ou ser residente em Portugal;
  • Ser mestrando, doutorando ou investigador com PhD concluído num máximo de 3 anos, agregados a uma instituição portuguesa de ensino superior e/ou centro de investigação;
  • Apresentar plano de estágio;
  • Apresentar carta de recomendação da instituição portuguesa a que está vinculado;
  • Apresentar carta de aceitação da instituição norte-americana onde desenvolverá o programa de estágio;
  • Apresentar o orçamento, discriminando os custos e as fontes de financiamento a que concorreu ou irá concorrer para a estadia nos EUA.

Estes estágios devem incidir sobre temas científicos ou tecnológicos inovadores, devendo ainda contribuir para a aproximação de instituições portuguesas e norte-americanas de modo a incrementar a rede de conhecimentos entre os dois países, facilitando assim o desenvolvimento de parcerias institucionais.

Para qualquer dúvida entre em contacto com fatima.fonseca@flad.pt. Mais informações sobre esta bolsa aqui. 

Parabéns! E bom trabalho! 🙂