A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), em parceria com a Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Setúbal, lançam este sábado, 4 de março, o projeto-piloto do Curso de Artes e Culturas na Educação, um curso livre destinado aos futuros professores do Ensino Básico e Secundário, que terá como oradores convidados Martim Sousa Tavares, Afonso Cruz, Dino D’Santiago, Sandra Vieira Jürgens e Zia Soares.

O objetivo passa por aproximar os futuros professores do ensino básico e secundário às atividades artísticas e culturais, dar-lhes referências e conhecimento para desenvolverem novas abordagens pedagógicas, mais diversas e inclusivas.

Este curso funcionará num modelo híbrido: aulas teóricas com Professores e oradores convidados; e visitas a espetáculos, concertos, exposições.

“As artes e culturas têm um poder transformador e são capazes de estabelecer pontes inesperadas. Juntar a Arte à Educação é algo que tem um enorme potencial e que a FLAD quis testar através deste projeto-piloto. Seria muito bom ver este modelo alargado a mais zonas do país.”
Rita Faden, Presidente da FLAD.

“Queremos oferecer aos futuros professores uma formação científica e humana sólida, capaz de os municiar para responder com êxito aos múltiplos desafios que os esperam no futuro. Essa formação deve incluir tanto o conhecimento estritamente científico como as artes e humanidades.”
Luís Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa.

“Gostaria de reforçar a importância desta iniciativa como projeto piloto para uma implementação mais alargada aos futuros profissionais em educação, congratulando-me pelo envolvimento da equipa de docentes da ESE/IPS em mais um projeto inovador e transformador do ensino em Portugal.”
Ângela Lemos, Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal.

A sessão de apresentação e aula zero está agendada dia 4 de março, sábado, às 10h00, no Auditório da FLAD, em Lisboa, e contará com presença de João Peixoto, Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, Ângela Lemos, Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, e Rodrigo Lourenço, vice-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal. Na sessão estarão também presentes os alunos do curso, os coordenadores das duas turmas e Martim Sousa Tavares, em representação dos oradores convidados.

A quem se dirige o curso:
Este curso é dirigido aos futuros professores do Ensino Básico e Secundário, atuais estudantes da Universidade de Lisboa (Instituto de Educação de Lisboa, Faculdade de Letras, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Faculdade de Motricidade Humana) e do Instituto Politécnico de Setúbal (Escola Superior de Educação).
Tratando-se de um projeto-piloto pioneiro, no início e no final será feita uma avaliação dos resultados do curso e da mudança provocada nos alunos, e um contacto com os alunos após o curso para aferir eventuais iniciativas que possam resultar do curso. O alargamento a outras zonas do país será avaliado após o curso.

Como decorrem as aulas:
As aulas decorrem entre 4 de março e 13 de maio, com duas turmas de 18 alunos, cada. Uma das turmas será composta por alunos da Universidade de Lisboa e outra com alunos do Instituto Politécnico de Setúbal.
As visitas a espetáculos e exposições realizam-se com as duas turmas em conjunto, assim como parte das aulas. As restantes decorrerão em paralelo na Universidade de Lisboa e no Instituto Politécnico de Setúbal.

Que áreas das artes e culturas serão cobertas?
Estão previstas aulas e atividades nas áreas da Música Clássica, Literatura, Artes Visuais, Artes Performativas, Arte e Inclusão. Todas as aulas terão um professor coordenador e um orador convidado.
Os alunos terão também o acompanhamento do professor nas atividades – espetáculos, exposições, concertos.

Porquê a visita à Escola Básica D. Dinis de Quarteira?
Está prevista ainda a deslocação à Escola Básica D. Dinis, na Quarteira, pela sua abordagem inovadora para combater o abandono escolar e pelo facto de acolher alunos de várias nacionalidades usando a Arte e a Cultura como ferramentas de comunicação, inclusão e desenvolvimento. Esta visita será orientada por Dino D’Santiago.