A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), em parceria com a Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Setúbal, lançam este sábado, 4 de março, o projeto-piloto do Curso de Artes e Culturas na Educação, um curso livre destinado aos futuros professores do Ensino Básico e Secundário, que terá como oradores convidados Martim Sousa Tavares, Afonso Cruz, Dino D’Santiago, Sandra Vieira Jürgens e Zia Soares.
O objetivo passa por aproximar os futuros professores do ensino básico e secundário às atividades artísticas e culturais, dar-lhes referências e conhecimento para desenvolverem novas abordagens pedagógicas, mais diversas e inclusivas.
Este curso funcionará num modelo híbrido: aulas teóricas com Professores e oradores convidados; e visitas a espetáculos, concertos, exposições.
“As artes e culturas têm um poder transformador e são capazes de estabelecer pontes inesperadas. Juntar a Arte à Educação é algo que tem um enorme potencial e que a FLAD quis testar através deste projeto-piloto. Seria muito bom ver este modelo alargado a mais zonas do país.”
Rita Faden, Presidente da FLAD.“Queremos oferecer aos futuros professores uma formação científica e humana sólida, capaz de os municiar para responder com êxito aos múltiplos desafios que os esperam no futuro. Essa formação deve incluir tanto o conhecimento estritamente científico como as artes e humanidades.”
Luís Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa.“Gostaria de reforçar a importância desta iniciativa como projeto piloto para uma implementação mais alargada aos futuros profissionais em educação, congratulando-me pelo envolvimento da equipa de docentes da ESE/IPS em mais um projeto inovador e transformador do ensino em Portugal.”
Ângela Lemos, Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal.
A sessão de apresentação e aula zero está agendada dia 4 de março, sábado, às 10h00, no Auditório da FLAD, em Lisboa, e contará com presença de João Peixoto, Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, Ângela Lemos, Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, e Rodrigo Lourenço, vice-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal. Na sessão estarão também presentes os alunos do curso, os coordenadores das duas turmas e Martim Sousa Tavares, em representação dos oradores convidados.
A quem se dirige o curso:
Este curso é dirigido aos futuros professores do Ensino Básico e Secundário, atuais estudantes da Universidade de Lisboa (Instituto de Educação de Lisboa, Faculdade de Letras, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Faculdade de Motricidade Humana) e do Instituto Politécnico de Setúbal (Escola Superior de Educação).
Tratando-se de um projeto-piloto pioneiro, no início e no final será feita uma avaliação dos resultados do curso e da mudança provocada nos alunos, e um contacto com os alunos após o curso para aferir eventuais iniciativas que possam resultar do curso. O alargamento a outras zonas do país será avaliado após o curso.
Como decorrem as aulas:
As aulas decorrem entre 4 de março e 13 de maio, com duas turmas de 18 alunos, cada. Uma das turmas será composta por alunos da Universidade de Lisboa e outra com alunos do Instituto Politécnico de Setúbal.
As visitas a espetáculos e exposições realizam-se com as duas turmas em conjunto, assim como parte das aulas. As restantes decorrerão em paralelo na Universidade de Lisboa e no Instituto Politécnico de Setúbal.
Que áreas das artes e culturas serão cobertas?
Estão previstas aulas e atividades nas áreas da Música Clássica, Literatura, Artes Visuais, Artes Performativas, Arte e Inclusão. Todas as aulas terão um professor coordenador e um orador convidado.
Os alunos terão também o acompanhamento do professor nas atividades – espetáculos, exposições, concertos.
Porquê a visita à Escola Básica D. Dinis de Quarteira?
Está prevista ainda a deslocação à Escola Básica D. Dinis, na Quarteira, pela sua abordagem inovadora para combater o abandono escolar e pelo facto de acolher alunos de várias nacionalidades usando a Arte e a Cultura como ferramentas de comunicação, inclusão e desenvolvimento. Esta visita será orientada por Dino D’Santiago.
Posts Relacionados
31 de Maio, 2023
FLAD recebe políticos eleitos de ascendência portuguesa de sete estados
Encontro anual irá reunir cerca de três…
30 de Maio, 2023
FLAD participa na maior feira de Educação, NAFSA 2023 em Washington, D.C.
Esforço conjunto com a Agência Nacional…
25 de Maio, 2023
Bolsa FLAD/Pinto-Fialon para mestrado ou doutoramento na UC Berkeley
Apoio para estudantes de doutoramento…