A Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) associa-se aos dois dias de luto nacional decretados pelo governo de Portugal em homenagem ao Dr. Francisco Pinto Balsemão:

A história contemporânea de Portugal não se pode contar sem cruzar a cada instante com a figura de Pinto Balsemão. Combateu a ditadura na política e no jornalismo. O semanário Expresso que criou ainda em tempos de ditadura desempenhou um papel fundamental na mudança do regime e na consolidação de uma democracia ocidental depois da revolução do 25 de Abril.

Um português único que como político e empresário da comunicação social, deu particular importância ao papel de Portugal no mundo e ao fortalecimento das relações transatlânticas, não só Estado a Estado, ou no mundo empresarial, mas com uma atenção particular ao fortalecimento da relação com as comunidades luso-americanas.

Balsemão foi durante vários anos o único português membro permanente no grupo Bilderberg  — um fórum internacional (Europa‑EUA) que reúne decisores políticos, empresariais e académicos que tem como principal objetivo, trabalhar no fortalecimento das relações transatlânticas.

Por tudo isto a FLAD presta homenagem a este grande português e agradece o contributo único que deu para aquela que é também a razão de ser da nossa instituição: criar e fortalecer laços fortes e duradouros entre Portugal e os Estados Unidos da América.