A FLAD, a Comissão Portuguesa do Atlântico e a Associação da Juventude Portuguesa do Atlântico assinalam os 75 anos da NATO com a conferência NATO at 75: Challenges Ahead, um debate sobre os desafios que se colocam à Aliança Atlântica.

No ano em que cumpre 75 anos de existência, a NATO enfrenta um cenário impensável há alguns anos: uma guerra em território europeu, dois novos membros que até agora tinham mantido a neutralidade e ameaças à sua existência por parte de candidatos presidenciais do seu maior e mais influente membro, os Estados Unidos.

Longe vai o ano de 2019 quando Emmanuel Macron declarava a morte cerebral da organização. A invasão da Ucrânia pela Rússia, uma guerra em território europeu, conseguiu unir e motivar os seus membros a participarem proativamente na defesa contra a ameaça russa. Mas desde então, o apoio tem vindo a perder robustez e algumas divisões voltaram a aparecer.

Neste contexto, a FLAD, em parceria com a Comissão Portuguesa do Atlântico (CPA) e a Associação da Juventude Portuguesa do Atlântico (AJPA/YATA Portugal), organizam a conferência NATO at 75: Challenges Ahead, com o intuito de promover o debate em Portugal sobre estes três quartos de século da NATO e os desafios presentes e futuros que se colocam à Aliança.

O debate vai contar com a intervenção do General José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, e com um painel composto pelo Major-General Nuno Lemos Pires, Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, e pela Professora Ana Santos Pinto, Professora da Universidade NOVA de Lisboa e responsável pelo grupo de especialistas da NATO para a revisão da estratégia da Aliança para o flanco sul.

Esta sessão decorrerá no dia 22 de abril, a partir das 18h00, no auditório da FLAD, em Lisboa.

A entrada é livre, sujeita a inscrição. Caso queira assistir, basta registar-se aqui.