O Meet the Author – Encontro com Escritores Americanos regressa no próximo dia 23 de março, às 18h30, com a escritora Jeanine Cummins, autora de um livro de memórias e três romances, entre eles Terra Americana (Edições ASA), um dos livros mais polémicos das últimas décadas. A sessão é aberta ao público, e a entrada é gratuita.

Terra Americana conta a história de Lydia e Luca, únicos sobreviventes do massacre da sua família às mãos de narcotraficantes, enquanto fogem do México, onde cada minuto conta e cada troca de olhares está impregnada de perigo. Publicado em 2018, já é considerado um clássico moderno da literatura americana e comparado ao romance As Vinhas da Ira, de Steinbeck.

Mas não é apenas por isso que a obra e a sua autora são conhecidos. Jeanine Cummins começou a fazer pesquisa para este livro em 2013, lendo tudo o que encontrou, vendo todos os documentários à sua disposição. Depois foi para a fronteira com o México, onde visitou abrigos e trabalhou como voluntária a servir pequenos almoços.

Em 2018, quando publicou o livro, recebeu boas críticas. Mas, no final de 2019, uma crítica onde era acusada de apropriação cultural e de estigmatizar os mexicanos ganhou força e as consequências fizeram-se sentir. Viu eventos e a sua digressão cancelados, foi ameaçada – tal como os moderadores e as livrarias.

Além de Terra Americana, Jeanine Cummins é autora de três obras: o livro de memórias A Rip in Heaven e os romances The Outside Boy e The Crooked Branch. Terra Americana está já a ser adaptado para o cinema. A autora vive em Nova Iorque com o marido e os filhos.

O Meet the Author é uma iniciativa da FLAD, em parceria com o jornal PÚBLICO. O objetivo é proporcionar aos leitores portugueses um contacto próximo com alguns dos mais conceituados escritores dos EUA.

As sessões irão acontecer mensalmente e serão abertas ao público em geral, de forma gratuita. Os autores convidados são entrevistados pela jornalista Isabel Lucas, também autora de Viagem ao Sonho Americano (Companhia das Letras), em que procura entender a América através dos livros.

A conversa com Jeanine Cummins decorrerá no dia 23 de março, às 18h30, no auditório da FLAD, na Rua do Sacramento à Lapa, 21 – Lisboa.

A sessão é aberta ao público e a entrada é gratuita. Caso queira assistir, por favor envie um email para fladport@flad.pt.