Os Professores Inês Beleza Barreiros e José Santana Pereira serão os próximos Visiting Professors no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Universidade de Brown, uma das melhores instituições de ensino superior dos Estados Unidos, no ano lectivo 2024/2025.

Este programa resulta de uma parceria entre a FLAD e a Universidade de Brown, ao abrigo do qual todos soa anos são selecionados dois professores portugueses ou a residir em Portugal para lecionarem um semestre na Universidade de Brown, no âmbito das áreas da História ou Ciências Sociais (e.g. Sociologia, Antropologia ou Ciências Políticas), abordando Portugal contemporâneo, podendo ser a temática alargada a sociedades de expressão portuguesa e/ou ter uma dimensão comparativa internacional.

Para o concurso relativo ao ano lectivo de 2024/2025, o júri de seleção foi composto por António Costa da Pinto  (Universidade de Lisboa), Cristiana Bastos (Universidade de Lisboa), Elsa Henriques (membro do Conselho Executivo da FLAD e presidente do júri) e Onésimo Teotónio Almeida (representante da Brown University).

Inês Beleza Barreiros é investigadora colaboradora do ICNOVA, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde é co-gestora do comité nacional do projecto europeu COST TRACTS – Traces as Research Agenda for Climate Change, Technology Studies, and Social Justice e co-líder do Grupo de Trabalho de Cultura Visual da SOPCOM – Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação. É também editora da revista La Rampa – Art, Life & Beyond.  A investigadora irá leccionar em Brown no semestre de outono de 2024, o curso semestral Anti-colonial, Postcolonial, and Decolonial Critiques and Praxis in the Portuguese-speaking World.

A investigadora explicou que o curso que irá lecionar mapeia um vasto leque de literatura anti-colonial, pós-colonial e decolonial, engajando igualmente com uma série de práticas visuais e artísticas e tem como objetivo “equipar os/as estudantes com um quadro conceptual crítico, e estimular o pensamento visual – através das imagens e das práticas artísticas e não só sobre elas, ao mesmo tempo que os/as ajudará a dissecar os desafios sociais e políticos mais prementes da contemporaneidade.”

“A oportunidade de lecionar na Universidade de Brown, uma das mais conceituadas universidades nos Estados Unidos, de ter acesso aos seus inestimáveis recursos de investigação (como as bibliotecas John Carter e John Hay, nomeadamente as suas coleções sobre Portugal e Brasil, bem como o Centro para o Estudo da Escravatura e da Justiça), de estabelecer contacto com académicos de topo, de organizar e colaborar em eventos da FLAD na Brown e noutras instituições da região da Nova Inglaterra e mesmo para além desta, terá um impacto inestimável na minha carreira académica. Especificamente, no que diz respeito ao avanço do meu projeto de investigação, à obtenção de uma posição permanente de investigação e/ou docência em Portugal e ao aprofundamento das minhas ligações e das da minha instituição – ICNOVA (FCSH-UNL) – à academia americana.” – Inês Beleza Barreiros

José Santana Pereira foi o selecionado para o semestre de primavera de 2025. Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE, e Investigador no CIES-ISCT, a  sua investigação tem vindo a focar-se em temas como os sistemas de média, os efeitos dos média na opinião pública, as campanhas eleitorais, as atitudes políticas e o comportamento eleitoral. O seu trabalho foi publicado em revistas académicas, como Electoral Studies, International Journal of Press/Politics, Journal of European Public Policy, Perspectives on European Politics and Society, South European Society and Politics ou Swiss Political Science Review. Irá lecionar o curso semestral Media, Entertainment and Politics in the Lusophone World, que se dedicará a estudar a relação profunda da relação entre a política, media e entretenimento nos países cuja língua oficial é o português.

“Na primavera de 2025, irei leccionar a cadeira “Media, Entertainment and Politics in the Lusophone World”, pensada para promover uma reflexão e um debate sobre o modo com estas três esferas se têm entrecruzado nos países de língua portuguesa e sobre as consequências desse fenómeno. A estadia em Brown vai permitir que me envolva numa enriquecedora partilha de experiências e conhecimentos com alunos, investigadores e professores de diferentes áreas do conhecimento, que têm, como eu, um profundo interesse por processos e fenómenos ligados ao mundo lusófono e um enorme desejo de produzir conhecimento científico de qualidade. Tenho a certeza de que, após a estadia em Brown, serei um melhor investigador e professor universitário. O apoio da FLAD tem sido e será essencial para o sucesso deste desafio académico.” – José Santana Pereira