A FLAD organiza no próximo dia 26 de outubro , às 15h30, a sessão pública ‘Imigrantes Portugueses e Lusodescendentes nos EUA no Século XXI: quem são e onde estão?, que irá discutir os resultados do estudo sobre a diáspora portuguesa nos Estados Unidos e os próximos passos no aprofundamento do conhecimento da comunidade. A sessão será encerrada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

Em junho, a FLAD deu a conhecer um estudo inédito, desenvolvido a pedido da Fundação, com uma caracterização da comunidade portuguesa nos Estados Unidos entre 2006 e 2020. Este estudo permitiu confirmar algumas ideias, mas também conhecer melhor o que é hoje a Diáspora: uma comunidade mais qualificada, maioritariamente constituída por lusodescendentes, bem integrada na sociedade americana, e presente em todos os estados do país.

No dia 26 de outubro, às 15h30, a FLAD organiza uma sessão pública para discutir estes resultados. Esta sessão contará com a apresentação dos resultados por parte de duas das autoras do estudo – Alda Botelho Azevedo (ICS-UL) e Lara P. Tavares (ISCSP-UL) -, e será encerrada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

O objetivo é dar a conhecer as principais conclusões do estudo e discutir a forma como podem a ajudar a atuar para, e com, a comunidade imigrante e lusodescendente.

A sessão é de entrada livre, mediante confirmação para: fladport@flad.pt