No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de outubro, a FLAD lança a 2ª edição do Science Award Mental Health, o maior prémio para apoiar a investigação em Saúde Mental em Portugal. O vencedor irá receber 300 mil euros para desenvolver o seu projeto. Esta iniciativa tem o reconhecimento da Ministra da Saúde, da Organização Mundial de Saúde e das Nações Unidas.

O impacto da pandemia Saúde Mental das populações foi devastador. Depois de décadas de alerta, esta é uma questão que se tornou finalmente central nas palavras dos líderes por todo o mundo, e uma questão fundamental em qualquer análise ao impacto da pandemia. Se antes era urgente, agora é fundamental. Tornou-se ainda mais evidente para todos nós que é decisivo valorizar a Saúde Mental e lutar contra o estigma a que as perturbações mentais estão associadas. Por todas estas razões e não só, a FLAD tomou a dianteira e criou aquele que é o maior prémio científico nesta área no nosso país.

Promover a investigação clínica de Saúde Mental em Portugal.

O FLAD Science Award Mental Health, maior prémio científico de Saúde Mental em Portugal, tem como objetivo apoiar projetos de investigação clínica de jovens psicólogos, psiquiatras, médicos de família, neurologistas e outros profissionais desta área em Portugal, com cooperação nos Estados Unidos.

Mas, também contribuir para a qualidade de vida dos pacientes, numa época em que as necessidades em torno da Saúde Mental são ainda mais evidentes.

Áreas-chave de investigação para a edição 2022

O foco está no desenvolvimento de novas abordagens de âmbito clínico, que podem dedicar-se desde a prevenção até ao tratamento e à reabilitação. A ideia é que essas abordagens traduzam uma melhor compreensão do impacto de diferentes fatores – biológico, experiências de vida, história familiar, epidemiológico, entre outros – no desenvolvimento de perturbações mentais.

Prémio

O prémio tem o valor de 300.000 euros, por um máximo de 3 anos, o que corresponde a 100.000/ano.

Júri

A avaliação é feita por um comité científico composto por:

Perfil dos candidatos

  • Doutorado, no máximo há 8 anos à data de abertura do concurso. São elegíveis os que terminaram o PhD em data igual ou posterior a 1 de novembro de 2013.
  • Estar associado a um centro de investigação reconhecido pela FCT (Fundação de Ciência e Tecnologia) na área de saúde mental e investigação clínica.
  • Ter o apoio da unidade de saúde e centro de investigação associado ao plano de investigação.
  • Fazer investigação em Portugal, de forma independente, autónoma e com qualidade científica.
  • Incluir uma interação de investigação com uma entidade norte-americana.

Avaliação

O prémio será atribuído após uma análise das candidaturas a duas fases:

  • 1ª Fase: A primeira fase de candidaturas abre entre 1 de novembro a 30 de novembro de 2021, incidindo a avaliação no currículo científico e profissional do candidato, e nas principais ideias apresentadas na proposta de pesquisa.
  • 2ª Fase: Os candidatos melhor classificados na primeira fase são convocados a participar numa segunda fase de candidatura. A proposta referente ao plano de pesquisa para os 3 anos de duração do prémio, entre 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2022. Está ainda prevista a realização de uma entrevista final.

Os resultados finais serão conhecidos a 31 de Março de 2022.

Candidaturas

Para a primeira fase de candidatura é necessário anexar ao formulário o Applicant Biosketch.

Aconselhamos a leitura do edital deste concuso (Edital – FLAD Science Award Mental Health), onde pode encontrar todos os detalhes sobre o prémio.

Qualquer questão relacionada com o prémio ou com o processo de candidatura, envie um email para fatima.fonseca@flad.pt

Acompanhe-nos através deste website e das nossas redes sociais para ficar a par do processo de seleção.