A FLAD organiza, nos próximos dias 1 e 2 de junho, o Legislators’ Dialogue, o encontro anual dos políticos eleitos de ascendência portuguesa das assembleias legislativas estaduais e do Congresso dos EUA, para um diálogo com responsáveis políticos portugueses sobre as pontes entre os dois países e sobre o presente e o futuro das comunidades portuguesas nos Estados Unidos.

Ao sétimo ano desta iniciativa – interrompida apenas pelas limitações impostas pela pandemia COVID-19 -, a FLAD irá juntar cerca de 30 legisladores americanos de ascendência portuguesa.

Durante dois dias, reuniremos congressistas e senadores e deputados estaduais oriundos de sete Estados – Rhode Island, Massachusetts, Nova Iorque, Virginia, Pensilvânia, Califórnia e Havai – para um conjunto de encontros com alguns dos principais responsáveis políticos portugueses, como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o antigo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, entre outros.

Este encontro tem como objetivo reforçar os laços entre a nossa comunidade nos Estados Unidos – um dos pilares da ação da FLAD -, em particular entre os seus representantes eleitos, bem como dar a conhecer a realidade portuguesa e permitir a reflexão sobre desafios comuns. Durante dois dias, os legisladores terão a oportunidade de contactar com algumas personalidades de destaque na nossa sociedade em diferentes setores.

O programa conta ainda com uma sessão que dará uma visão geral do sistema político e eleitoral português, que os participantes têm mostrado, anos após ano, muito interesse em conhecer melhor, tendo em conta as diferenças em relação ao sistema dos EUA. Esta sessão terá uma apresentação da investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Marina Costa Lobo, a que se seguirá uma conversa com dois jovens políticos portugueses, André Moz Caldas e Alexandre Poço.

O Embaixador de Portugal nos EUA, Francisco Duarte Lopes, e a Embaixadora dos EUA em Portugal, Randi Charno Levine, estarão na mesa da sessão de abertura e acompanharão algumas sessões dos trabalhos ao longo dos dois dias.