*Na atual situação de exceção, a FLAD decidiu manter abertos os concursos e será flexível caso haja necessidade de adiamento ou cancelamento da partida, sem prejuízo para os beneficiários.

Estamos no último mês das candidaturas referentes à Bolsa Fulbright para investigação com o apoio da FLAD. Os interessados podem ver aqui como se candidatar, passo a passo, assim como os conselhos transmitidos na sessão de esclarecimento de 16 de Janeiro.

Qual o processo para finalizar a sua candidatura? Conheça aqui os passos a tomar através do Webinario Fulbright.

Destinada a mestrandos em instituições portuguesas, que desejam levar a cabo um projeto de investigação nos EUA durante um período de 4 meses, a Bolsa Fulbright para investigação com o apoio da FLAD contou com uma sessão de esclarecimento no dia 16 de Janeiro, para apresentar os requisitos referentes à bolsa, pela Directora Executiva da Fulbright, Otítlia Reis, mas também esclarecar dúvidas relacionadas com o processo de candidatura, pela Assistente Administrativa e de Programa, Sofia Wahon.

A Prof. ª Elsa Henriques, Administradora da FLAD, reiterou a importância de obtenção de bolsas de investigação e de estudo para o sucesso académico de qualquer estudante e/ou investigador português, e, aconselhou a procura de apoio quer na Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), como na FLAD e na Fulbright Commission Portugal. 

Faltáva-nos uma solução para as pessoas a fazer mestrado lá fora, e, por isso, quisémos cooperar com a Fulbright para poder responder a este tipo de alunos, afirmou a Prof.ª Elsa Henriques.

A sessão contou também com a participação da Prof. ª Deolinda Adão, Diretora Executiva do Programa de Estudos Portugueses da UC Berkeley, que apresentou as especificações de candidatura e custos para os diferentes graus académicos na UC Berkeley, assim como as diferentes bolsas disponíveis, especialmente para portugueses e luso-descendentes, como é o caso do Fundo Pinto-Fialon. 

No final da sessão tivémos o gosto de aprender com o contributo de dois testumunhos Fulbrighters, Bárbara Matos, da Faculdade de Ciências de Lisboa,Paulo Silva, da Universidade do Minho, o que é estudar, investigar e viver nos EUA.

Bárbara Matos realizou um período da sua investigação de mestrado sobre a ecologia de forrageio de lontras-marinhas na University of Alaska Southeast. Paulo Silva ingressou como Visiting Research no Berkeley Lab para o seu projecto Functional Metatranscriptomic Screening For Yeast Expressed D-Xylose Isomerase.

Ambos os Fulbrighters, agora no seu grau de doutramento, mostraram-se extremamente contentes e gratos pela experiência de mobilidade académica nos EUA, que apesar das dificuldades em encontrar alojamento, elevado nível de trabalho e dispendioso custo de vida, afirmaram ser uma oportunidade única de aprendizagem crucial para as suas vidas profissionais e académicas.

Para qualquer dúvida entre em contacto com program@fulbright.pt

O prazo de candidatura termina a 29 de Fevereiro de 2020 e as candidaturas são apresentadas em https://apply.iie.org/ffsp2020. 

Boa sorte!