Democracy: The Way Ahead é uma iniciativa da FLAD que vai promover, ao longo de 2023, conferências com especialistas americanos de referência na área da Ciência Política e Relações Internacionais. O primeiro encontro é já no dia 19 de janeiro com John Ikenberry e será debatido o futuro da ordem internacional.

Numa altura em que se impõem crescentes ameaças externas e internas à democracia no espaço transatlântico, importa identificar os principais desafios e discutir o que está em causa na defesa dos valores democráticos. Neste sentido, a FLAD vai promover, ao longo de 2023, o ciclo de conferências Democracy: The Way Ahead que juntará especialistas de referência dos dois lados do Atlântico.

“Vamos trazer a Portugal convidados americanos de renome para pensar e discutir o futuro da Democracia, em particular no quadro transatlântico, das ameaças autoritárias e o que podemos fazer enquanto sociedade aberta e tolerante para a defender”, afirma Rita Faden, Presidente da FLAD.

 

 

A primeira conferência é com John Ikenberry, numa conversa moderada por Carlos Gaspar, investigador do IPRI-NOVA, e terá como tema “Does the Liberal International Order have a Future?”. John Ikenberry, considerado um dos melhores académicos na área de Relações Internacionais, é professor na Universidade de Princeton e autor de várias publicações em artigos de jornal, ensaios e livros. Ikenberry é ainda Co-Diretor do Centro de Estudos de Segurança Internacional de Princeton e Global Eminence Scholar na Universidade de Kyung Hee, em Seul.

A conversa com John Ikenberry será no dia 19 de janeiro, às 18h, no auditório da FLAD, em Lisboa. A entrada é livre, mediante confirmação de presença para fladport@flad.pt. 

Fique atento às nossas redes sociais para acompanhar todas as atualizações sobre esta iniciativa.