A Professora Dr. Cristiana Bastos será a primeira FLAD/Saab Visiting Professor in Portuguese Studies na Universidade de Massachusetts Lowell, onde irá lecionar a cadeira “Epidemics in History” no Departamento de História desta universidade, no semestre da primavera de 2023.

A FLAD/Saab Visiting Professor in Portuguese Studies é uma parceria entre a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e o Saab Center for Portuguese Studies da Universidade de Massachusetts Lowell College of Fine Arts, Humanities and Social Sciences. Esta colaboração prevê o apoio a uma vaga de Professor Visitante de Estudos Portugueses por semestre, durante três anos, na University of Massachusetts Lowell.

O programa tem como objetivo promover o programa de estudos portugueses nesta universidade norte-americana e desenvolver a relação da universidade com a comunidade luso-americana na região.

A Professora Dr. Cristiana Bastos é antropóloga e Investigadora Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, cuja equipa integra desde 1990. O seu trabalho intersecta as disciplinas de antropologia, história e estudos sociais de ciência, tecnologia e medicina.

É investigadora do quadro do Instituto de Ciências Sociais, onde coordena o Grupo de Investigação Identidades, Culturas, Vulnerabilidades. Ensina e ensinou regularmente na Universidades de Lisboa, Coimbra, ISCTE, Brown, Universidade de Massachusetts, UNICAMP, UERJ, e deu seminários no Museu Nacional-UFRJ, FIOCRUZ, UFSC, UnB, Yale, Chicago, Oxford, JNU, U Eduardo Mondlane.

Enquanto professora visitante na Umass Lowell, Cristiana Bastos irá lecionar a cadeira “Epidemics in History” no Departamento de História da Universidade, e também o seminário “Connected Histories: Portuguese Diasporas in a Comparative Perspective” no Honors College. Ambos irão fazer parte do minor em Estudos portugueses e do currículo principal do curso em Arts & Humanities.

Cristiana Bastos levará consigo uma vasta experiência enquanto Professora e Investigadora, tendo desenvolvido trabalho sobre regiões tão distintas como o interior do Algarve, Brasil, Estados Unidos, Lisboa contemporânea, Goa colonial e na África Lusófona, tendo lecionado na Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade de Brown, Universidade de Massachusetts, e ainda participado como professora convidada em várias universidades num contexto internacional, desde Yale, Chicago até Oxford. É atualmente a Investigadora Princial no projeto “The Colour of Labour”, onde está diretamente envolvida no trabalho desenvolvido relativamente a Guiana, Havai, Nova Inglaterra e Angola.