No dia em que a FLAD comemora 40 anos, a 20 de maio, organizamos a conferência “Breathing with the Ocean”, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa. Esta é a primeira iniciativa de um conjunto de atividades programadas para assinalar o aniversário da Fundação ao longo deste ano. Sessão sujeita a inscrição.

A FLAD celebra no dia 20 de maio o seu 40º aniversário. Para assinalar a data que marca um percurso ao serviço do desenvolvimento de Portugal através da cooperação com os EUA, a Fundação preparou um programa que se inicia em maio em Lisboa, com conteúdo americano, e termina em outubro, em Nova Iorque, com conteúdo português.

A conferência “Breathing with the Ocean” marca o arranque desta programação, e decorrerá no Auditório do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, a partir das 16h. Este evento dedicado aos oceanos pretende incentivar a discussão e destacar a importância dos oceanos nas suas mais diversas dimensões, reafirmando a necessidade de os colocar no centro do debate público.

O oceano é, geografica e politicamente, a fronteira comum entre os Estados Unidos e Portugal. O oceano é também o grande desafio que a comunidade internacional enfrenta quando procura encontrar respostas para os desafios da sustentabilidade e da gestão de recursos marinhos como o principal meio de tornar viável, no futuro, a vida no planeta Terra. Como nações oceânicas, tanto Portugal como os Estados Unidos têm no Atlântico um futuro de oportunidades nas áreas do conhecimento, da ciência e da biotecnologia, da cooperação e da economia. Um território líquido em que o capital natural pode representar para os dois países, e para os continentes a que pertencem, a visão de futuro que todos procuramos.

O encontro vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com um um painel de oradores de reconhecido percurso nas áreas da sustentabilidade e dos oceanos:

 

Peter Heffernan

Especialista em Ciência Marinha | Ex-Diretor Executivo do Marine Institute da Irlanda

Peter Heffernan foi Diretor Executivo do Marine Institute da Irlanda entre 1993 e 2019. Durante o seu mandato, liderou a transformação da instituição, que passou de um único colaborador para mais de 200, com um orçamento superior a 62 milhões de euros. Supervisionou o desenvolvimento dos navios de investigação Celtic Voyager e Celtic Explorer, a construção da sede de excelência do Instituto em Galway e a modernização do centro de investigação em Mayo.

Doutorado pela Universidade Nacional da Irlanda, em Galway, trabalhou na Universidade da Geórgia, nos EUA, entre 1985 e 1992. É Membro da Royal Irish Academy (MRIA) e foi distinguido com vários prémios pelo seu contributo para a ciência marinha. Atualmente, integra a Missão da UE “Restaurar os nossos Oceanos e Águas” e é membro de conselhos consultivos estratégicos, incluindo a Helmholtz Association (Alemanha) e a Fundação Oceano Azul.

 

Mark J. Spalding

Presidente, The Ocean Foundation

Mark J. Spalding é Presidente da The Ocean Foundation desde 2003, tendo transformado a organização numa referência global no financiamento e desenvolvimento de projetos de conservação marinha. É especialista em direito ambiental, políticas oceânicas e investimento na economia azul, colaborando com as Nações Unidas, governos e fundos de impacto.

Criou o SeaGrass Grow, o primeiro programa de compensação de carbono azul, e tem tido um papel central em iniciativas internacionais que promovem uma economia oceânica sustentável.

Mark é licenciado em Direito (J.D.) pela Loyola Law School, possui um Mestrado em Assuntos Internacionais do Pacífico pela School of International Relations and Pacific Studies, da Universidade da Califórnia, San Diego.

 

Fundação Oceano Azul

Tiago Pitta e Cunha

Tiago Pitta e Cunha é Administrador Executivo da Fundação Oceano Azul desde a sua criação em 2017. Durante mais de duas décadas, seguiu uma carreira internacional defendendo uma governação mais forte do oceano, tendo trabalhado para as Nações Unidas, a Comissão Europeia, o governo português e o Presidente de Portugal.

Iniciou a sua carreira nas Nações Unidas como conselheiro em assuntos do oceano na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas (1997-2002) e representou a União Europeia na Assembleia Geral das Nações Unidas, sobre assuntos do oceano, durante as Presidências Portuguesa e Francesa da UE de 2000. Foi nomeado Coordenador da Comissão Estratégica dos Oceanos, um grupo de trabalho de alto nível responsável pela conceção da estratégia nacional para o oceano, pelo Primeiro-Ministro português, em 2002. Como decisor político, trabalhou no gabinete do Comissário Europeu para os Assuntos Marítimos, como Coordenador da Comissão Europeia para o desenvolvimento da nova Política Marítima Integrada da UE (2004 – 2010). Em Portugal, foi conselheiro do Presidente da República para o Ambiente, Ciência e Assuntos Marítimos (2010-2016).

Foi galardoado com o Prémio do Cidadão Europeu, pelo Parlamento Europeu, pelas suas ações dedicadas à promoção da governação do oceano, nas Nações Unidas, na União Europeia e em Portugal, em 2016. Foi galardoado com o Prémio Pessoa, o mais prestigiado prémio da cultura e ciência portuguesas, em 2021.

A entrada neste evento é livre e sujeita a inscrição através deste link.

Caso necessite de esclarecimentos adicionais, envie-nos um email para comissao.40anos@flad.pt.