Estão abertas as candidaturas à quarta edição das bolsas FLAD/AiR 351 Esta iniciativa AiR 351 tem o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento Até ao momento, foram acolhidos 7 bolseiros pela AiR 351 no âmbito desta parceria: dois artistas atualmente em residência, Keren Benbenisty e Adriana Ramic (2021), e os antigos residentes Jody Wood (2020), João Enxuto & Erica Love (2020), Ellie Ga (2019) e Nicholas Knight (2019).

Estas duas bolsas destinam-se a artistas e curadores norte-americanos e abrangem um período de 4 meses no decorrer do ano de 2022 (datas exatas a fixar entre o AiR 351 e o candidato). Podem candidatar-se Artistas e curadores sediados nos Estados Unidos em qualquer fase de prática artística. Exceção: residentes atuais ou anteriores na AiR 351.

O AiR 351 é um programa independente de residências internacionais de artes visuais localizado em Cascais, na região de Lisboa. A sua equipa trabalha individualmente com cada residente num ambiente de apoio, prestando assistência curatorial e técnica numa base regular. Através de parcerias institucionais, as atividades da AiR 351 normalmente englobam uma variedade de contextos como museus, coleções de arte e escolas de arte.

As candidaturas estão abertas até 20 de dezembro.

Programa

O programa inclui acesso a um estúdio individual e a espaços comuns na sede da AiR 351. O AiR 351 envolve os residentes no seu programa de atividades gerais: integração na comunidade artística local, assistência técnica e curatorial, possibilidade de trabalhar dentro da rede de parceiros AiR 351, visitas de estúdio, estúdios abertos e apresentações públicas, quando possível.

A AiR 351 fará o seu melhor para ajudar os destinatários a encontrar soluções de habitação adequadas.

As bolsas FLAD /AiR 351 oferecem um subsídio mensal de 1.150 euros por um período total de 4 meses. Esse montante deve cobrir as despesas de vida, incluindo alojamento, despesas de viagem e seguro de saúde e/ou acidentes durante o prazo da subvenção.

Os beneficiários destas bolsas estão isentos de pagar taxas de residência à AiR 351, uma vez que estas são apoiadas pela FLAD.

Processo de candidatura

Todas as candidaturas devem ser escritas em inglês e devem incluir no mesmo ficheiro (1 documento pdf único, no máximo 10MB no total):

  • Informações pessoais (incluindo contactos);
  • Carta de motivação, incluindo uma breve descrição da prática corrente, declaração de intenções e objetivo da residência (500 palavras no máximo.);
  • Curriculum Vitae;
  • Portefólio;
  • Opcional: cartas de recomendação (3 no máximo.)
  • As candidaturas devem ser submetidas por e-mail para applications@air351.art com a referência “FLAD / AiR 351 / 2022 Grants open call”

Importante

  • As cartas de recomendação devem ser escritas em inglês;
  • Só é aceite material digital;
  • Os candidatos devem ser proficientes em inglês falado e escrito;
  • Os candidatos não devem estar matriculados noutra residência durante o mesmo período;
  • Os candidatos são responsáveis pelo seu pedido de visto e devem contemplar pelo menos 30 dias para esse processo antes da partida dos EUA.

Processo de seleção

Há uma pré-seleção do Comité Internacional de Seleção AiR 351 (Nathalie Anglès, Sébastien Pluot e Isabel Carlos).

A decisão final é uma responsabilidade conjunta da FLAD e da AiR 351.

Para mais informações sobre a AiR 351 visite www.air351.art.