Estão abertas as candidaturas do concurso para Professor Visitante na Universidade de Georgetown durante o ano letivo 2026/27, uma iniciativa da FLAD e do Department of Government da Universidade de Georgetown, em Washington, D.C., EUA. O concurso contempla o apoio de uma estadia de um semestre ou um ano.

O concurso tem como objetivo selecionar professor(es) visitante(s) na área de Ciência Política e Relações Internacionais para lecionar na Universidade de Georgetown durante um ou dois semestres do ano letivo de 2026/2027.

Será dada preferência a candidatos com disponibilidade para os dois semestres. Serão particularmente valorizados candidatos com experiência governativa e/ou em investigação aplicada ao desenvolvimento de políticas públicas (policy-based research), em detrimento de perfis exclusivamente académicos.

As candidaturas devem evidenciar experiência letiva no ensino superior e incluir avaliações positivas dos estudantes em unidades curriculares relevantes às áreas referidas. A produção científica e profissional será considerada com igual peso na seriação das candidaturas.

O professor selecionado lecionará uma unidade curricular por semestre. O programa da unidade é proposto pelo candidato (via syllabus). Em caso de seleção, o programa poderá ser ajustado em concordância com objetivos da FLAD, da Universidade de Georgetown e do candidato selecionado.

Espera-se ainda que o professor participe ativamente na vida académica do departamento, promova iniciativas em articulação com a FLAD e colabore com instituições da região de Washington, D.C., incluindo think tanks, fundações, embaixadas, universidades e outros parceiros locais.

Períodos

Será selecionado um Professor Visitante para cada um dos semestres académicos, ou um único Professor Visitante que permaneça ao longo de todo o ano letivo:

  • Semestre de Outono (setembro-dezembro) de 2026
  • Semestre da Primavera (janeiro-maio) de 2027

Critérios de elegibilidade

Os candidatos devem:

  • Ter nacionalidade portuguesa ou residente em Portugal;
  • Doutoramento concluído à data da candidatura
  • Afiliação em instituição de ensino superior em Portugal e/ou membro integrado ou colaborador de uma unidade de I&D reconhecida pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
  • Ter trabalho publicado na sua área académica ou profissional;
  • Ter experiência de ensino em inglês.

Processo de candidatura
As candidaturas devem ser submetidas aqui.

Documentação necessária (em inglês)

  • Carta de motivação;
  • CV, com trabalhos publicados na área e experiência de ensino;
  • Proposta de plano curricular do curso (syllabus) que o candidato pretende lecionar. Deve ser considerado, a título indicativo, um total de 15 sessões com duração de 2h30/semana;
  • Cópia do certificado de doutoramento;
  • Duas cartas de recomendação de profissionais do setor profissional e/ou académico (investigação e ensino) em português ou em inglês.
  • Consentimento no âmbito do Regulamento Geral de Proteção de Dados

Nota: As cartas de recomendação poderão ser submetidas em português ou inglês. Todos os outros documentos devem ser submetidos em língua inglesa.

O período de candidaturas decorrerá entre os dias 1 de agosto e 30 de novembro de 2025.

Os resultados serão comunicados até ao dia 15 de janeiro de 2026.

Avaliação

As candidaturas serão objeto de análise por um júri constituído por:

  • Nuno Morais Sarmento, Presidente, FLAD (Presidente do júri)
  • Michael Baum, Conselho Executivo, FLAD
  • Pedro Magalhães, Investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
  • Lívia Franco, Professora no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa

Financiamento FLAD

A cada candidato escolhido a FLAD irá atribuir uma bolsa no valor de 5.000 EUR/mês. Serão atribuídos apoios adicionais no valor de 500Eur para suportar o custo da apólice de seguro e 1000Eur para subsidiar os custos relacionados com a viagem.

Financiamento suplementar – Universidade de Georgetown

Além do apoio financeiro concedido pela FLAD, o Professor Visitante selecionado receberá um montante adicional de 7.000 USD, pago pela Universidade de Georgetown, mediante apresentação do Social Security Number e de acordo com as condições disponíveis no website da Universidade.

Aconselhamos a leitura do edital deste concurso (Edital – Concurso Professor Visitante Georgetown University 2026/2027onde se encontram todos os requisitos de candidatura e outras informações relevantes.

Para mais informações, envie um email para ricardo.pereira@flad.pt.