Estão abertas as candidaturas para o Prémio FLAD Ciência Política, que premeia duas teses de mestrado nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais com a participação no próximo congresso anual da American Political Science Association (APSA), que decorrerá em Vancouver, British Columbia, Canadá, de 11 a 14 de Setembro de 2025.

A nova edição do Prémio FLAD Ciência Política vai distinguir dois alunos que tenham concluído o mestrado numa universidade portuguesa no domínio da Ciência Política e das Relações Internacionais e cuja dissertação revele potencial para a investigação académica na sua área de estudo – com a oferta da inscrição, viagem e estadia no próximo encontro anual da American Political Science Association (APSA), a decorrer em Vancouver, British Columbia, Canadá, de 11 a 14 de Setembro de 2025.

O objetivo é premiar duas teses de mestrado que se distingam pela sua qualidade científica na área da Ciência Política e Relações Internacionais, e dar a jovens investigadores de universidades portuguesas a oportunidade de contactarem com alguns dos maiores cientistas políticos à escala mundial e de debaterem temas e conceitos de Ciência Política num ambiente internacional.

As candidaturas estão abertas até dia 3 de março.

Quem se pode candidatar?

  • Alunos de nacionalidade portuguesa ou mestrado concluído numa universidade portuguesa;
  • Tenham obtido o grau de mestre nas áreas de Ciência Política e/ou Relações Internacionais não mais de três anos antes da data de encerramento das candidaturas.

Na primeira fase, deverão ser submetidos os seguintes documentos:

  • Resumo da dissertação de mestrado, com um máximo de 850 palavras (em língua portuguesa ou inglesa);
  • CV (em língua portuguesa ou inglesa);
  • Carta de motivação (em língua portuguesa ou inglesa);
  • Uma carta de recomendação;
  • Certificado de habilitações ou diploma de Mestrado.

Segunda Fase:

Os candidatos selecionados para a segunda fase do concurso serão notificados da decisão do júri até dia 1 de abril de 2025 e serão convidados a submeter a sua dissertação de mestrado, previamente defendida, para apreciação pelo júri. A dissertação submetida deverá estar escrita em língua portuguesa ou inglesa.

As dissertações devem ser submetidas até dia 4 de abril de 2025.

Prémio

O prémio a atribuir aos autores das dissertações vencedoras é constituído por:

Processo de avaliação e critérios de seleção:

As candidaturas serão avaliadas pelo júri, tendo em conta o potencial do candidato e da dissertação para o desenvolvimento de investigação científica de elevada qualidade.

Júri

As candidaturas serão avaliadas por um júri com a seguinte composição:

  • Nuno Morais Sarmento, Presidente da FLAD;
  • Madalena Meyer Resende, Professora, Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
  • Miguel Monjardino, Professor Convidado, Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

Como submeter a candidatura:

As candidaturas deverão ser submetidas através do formulário online disponível neste link: https://flad.secure.force.com/CandidaturaMain?language=pt_PT . O portal para submissão de candidaturas estará aberto entre 14 de janeiro e 3 de março.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do EDITAL desde concurso – disponível neste link.

Para esclarecimentos adicionais, por favor contactar relacoes.transatlanticas@flad.pt.

Em 2024, o Prémio FLAD Ciência Política distinguiu Rita Marcelino dos Santos com a tese “«Solidarisch mit CDS in Portugal»: a atuação internacional da CDU e da Fundação Konrad Adenauer na democratização Portuguesa (1974-1976)” e Marta Ramilo Abrantes com a dissertação “Diplomacia Científica, Portugal e o Projecto Europeu”. As selecionadas viajaram para Filadélfia, Pensilvânia, para participar no congresso internacional da American Political Association (APSA).

 

Posts Relacionados

FLAD abre concurso para Professor Visitante na Universidade de Brown

As candidaturas decorrem entre 1 de…

FLAD abre concurso para Professor Visitante na Universidade de Georgetown

As candidaturas decorrem entre 1 de…

Partilhar

Privacy Preference Center