Estão abertas as candidaturas para a Cátedra Hélio and Amélia Pedroso/Luso-American Development Foundation (FLAD) em Estudos Portugueses, do Centro de Estudos e Cultura Portugueses da Universidade de Massachusetts Dartmouth, para o semestre de Primavera de 2022.

Estabelecida em 2004, esta cátedra visa o desenvolvimento do programa de pós-graduação e licenciatura interdisciplinar em Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts Dartmouth, bem como os objetivos de investigação e de publicação do Centro de Estudos e Cultura Portugueses desta universidade.

As candidaturas estão abertas até 3 de maio e podem candidatar-se investigadores, professores e autores em qualquer área das ciências sociais e humanidades, com especialização nas sociedades de língua portuguesa.

Este ano, a UMass Dartmouth procura candidatos especializados na área da escrita e literatura lusófona.

O escolhido irá lecionar uma cadeira de pós-graduação durante o semestre de primavera 2022 (janeiro a maio), tendo ainda de conduzir um workshop de escrita e uma palestra pública sobre um tema da sua competência, assim como contribuir para a agenda e publicações do centro de investigação.

O apoio financeiro previsto para este programa de 15 semanas é de 50.000 dólares brutos.

Requisitos

  • Doutoramento e/ou Mestrado em Belas-Artes, ou ainda um histórico com qualidade de publicações de artigos científicos.
  • Capacidade demonstrada de lecionar cadeiras de pós-graduação no campo dos estudos Portugueses-Africanos-Brasileiros, com especialização em literatura lusófona.

Preferência

  • Experiência de organização de eventos e/ou atividade editorial na área de especialização do candidato.

Candidaturas

Os candidatos devem enviar uma carta de motivação, CV e uma proposta especificando a investigação e as atividades que se propõem a desenvolver durante o semestre de Primavera de 2022, incluindo uma proposta curricular para a cadeira, através da página de Recursos Humanos da UMass Dartmouth.

Todos os materiais devem ser endereçados à líder do comité e diretora do Centro de Estudos e Cultura Portugueses da Universidade de Massachusetts Dartmouth, Paula C. G. Noversa.

O prazo para as candidaturas termina a 3 de maio de 2021.

Resultados

O candidato selecionado para a Cátedra Hélio and Amélia Pedroso/ Luso-American Development Foundation (FLAD) em Estudos Portugueses, do Centro de Estudos e Cultura Portugueses da Universidade de Massachusetts Dartmouth, será anunciado assim que possível, após terminar a data de candidaturas.

Caso necessite de esclarecimentos adicionais, por favor, contacte Clara Bordas para cbordas@umassd.edu ou para +1 508 999 8255.

Para mais informações visite aqui.

Sobre a Cátedra

A Cátedra Hélio and Amélia Pedroso/Luso-American Development Foundation (FLAD) foi criada através das contribuições de Luís Pedroso, Maria Dulce Alves Furman, Anthony Andrade, Frank B. Sousa, Manuel Neto e da FLAD.

Este apoio permite financiar residências na UMass Dartmouth para investigadores de relevo especializados em estudos da lusofonia, na área das humanidades.

A cátedra permite o desenvolvimento de carreira destes investigadores, e aos estudantes de terem contacto com um grupo de académicos de topo numa zona dos Estados Unidos com uma grande influência da cultura portuguesa, e onde a comunidade luso-americana tem raízes fortes e estabelecidas.

O Centro de Estudos e Cultura Portugueses é uma das três unidades dedicada à comunidade portuguesa na Universidade de Massachusetts Dartmouth, juntamente com o Departamento de Português (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) e os Arquivos Luso-Americanos Ferreira-Mendes.