A FLAD lança a edição de 2023 das bolsas de investigação de curta duração na Biblioteca Nacional de Portugal, na Torre do Tombo e noutros arquivos e bibliotecas de todo o país, com o objetivo de apoiar a promoção da língua e cultura portuguesas nos EUA.

A FLAD lança a edição de 2023 das bolsas de investigação de curta duração na Biblioteca Nacional de Portugal, na Torre do Tombo e em arquivos e bibliotecas de todo o país, com o objetivo de apoiar a promoção da língua e cultura portuguesas nos EUA.

Estes programas são destinados a estudantes, docentes e investigadores com vínculo a instituições de ensino ou de investigação nos EUA, com vista a proporcionar uma estadia produtiva em Portugal e o acesso a instrumentos de pesquisa necessários para os projetos de investigação dos selecionados.

As bolsas atribuídas pela FLAD em parceria com a DGLAB – Torre do Tombo e a Biblioteca Nacional de Portugal, destinam-se à investigação em história, cultura e línguas portuguesas, e outros temas do âmbito, com base nas coleções de ambos os arquivos.

Já a Bolsa FLAD Arquivos Portugueses, criada no ano passado para reforçar a promoção e acessibilidade à investigação presencial, estende-se aos arquivos e bibliotecas de todo o país (Portugal Continental e Ilhas).

Estas bolsas, com duração máxima de 3 meses, têm um valor de 1400 euros/mês, com um apoio adicional de 750 euros para despesas relacionadas com a viagem.

Aconselhamos a leitura do edital de cada concurso para mais informações sobre os processos de candidaturas, requisitos, critérios de seleção e prazos. Pode encontrar todas as informações sobre cada uma destas bolsas aqui: