O primeiro vencedor do Prémio FLAD Ciência Política, que premeia a melhor tese de mestrado nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, é Bruno Rocha, estudante de doutoramento na NOVA FCSH, com a tese de mestrado: “Uma Nação num Mundo de Estatuto: Os Ecos das Representações da ‘Nação Alemã’ nas Práticas de Procura de Estatuto Internacional.”

Bruno Rocha concluiu o seu mestrado em 2021 pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, onde é atualmente doutorando com uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT-MES). A tese de mestrado, que mereceu a escolha do júri, foi orientada pela Prof. Madalena Meyer Resende e pelo Prof. Nuno Monteiro.

O Prémio FLAD Ciência Política distingue um aluno que tenha concluído o mestrado numa universidade portuguesa nos domínios da Ciência Política e/ou Relações Internacionais, e cuja dissertação revele potencial para a investigação cientifica na sua área de estudo, oferecendo a participação no próximo congresso da International Political Science Association (IPSA), que decorre em Buenos Aires, Argentina, entre 15 e 19 de julho de 2023. Adicionalmente, a FLAD irá também assegurar ao premiado dois anos de quotas de membro na IPSA.

“O Congresso Mundial IPSA em Buenos Aires será um momento extraordinário no meu percurso académico, pois terei a oportunidade de estar com um conjunto heterogéneo de investigadores, partilhar a minha investigação, estabelecer contactos, conhecer perspectivas e metodologias e situar a minha investigação dentro do contexto mais amplo das Relações Internacionais.” – Bruno Rocha

O objetivo é premiar a qualidade científica produzida por jovens investigadores das universidades portuguesas, dando-lhes a oportunidade de contactarem com alguns dos especialistas destas áreas à escala mundial, e debaterem temas e conceitos de Ciência Política num ambiente internacional.

A avaliação das candidaturas foi realizada por um júri composto por Rita Faden, Presidente da FLAD, Miguel Monjardino, Professor Convidado, Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, e Madalena Meyer Resende, Professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Madalena Resende não participou na escolha do vencedor, por se tratar de um seu orientando.