Estão selecionados os próximos Visiting Professors a ingressar em 2022 na Universidade de Brown

Os professores Bárbara Direito e Tiago Carvalho foram os escolhidos pelo júri e pelos estudantes da Universidade de Brown para lecionar uma cadeira no reputado Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros desta instituição, considerada uma das melhores instituições de ensino superior dos Estados Unidos.

O júri foi composto por António Costa Pinto, investigador coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Onésimo Teotónio Almeida, professor catedrático e investigador da Universidade de Brown, e Cristiana Bastos, antropóloga e investigadora da Universidade de Lisboa. A Professora Elsa Henriques, administradora da FLAD, preside ao júri.

A escolha destes dois professores teve em conta a qualidade dos currículos, a experiência de ensino em inglês e a pertinência dos programas das disciplinas propostas pelos candidatos.

Bárbara Direito é investigadora no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da NOVA School of Science and Technology, onde desenvolve uma investigação sobre políticas veterinárias em territórios da antiga África colonial portuguesa. Tem-se interessado por diferentes temas relacionados com a história do colonialismo em Moçambique no século XX, em particular nas áreas da história agrária, história da medicina e história ambiental, sobre os quais tem publicado em revistas nacionais e internacionais.

No semestre de outono do ano letivo 2022/2023, Bárbara Direito irá lecionar uma cadeira sobre a intersecção entre ambiente e saúde na África colonial do final do século XIX e início do século XX, com recurso aos casos das antigas colónias portuguesas – Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné.

No semestre da primavera de 2022/2023, será a vez de Tiago Carvalho, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, que irá leccionar uma cadeira com o tema “Regimes of Contention: the case of Portugal in Comparative Perspective.”

Parabéns e bom trabalho!