Renato Mendes recebeu o FLAD Science Award Atlantic 2021 numa sessão organizada no auditório da FLAD. O investigador teve oportunidade de apresentar o seu projeto – Juno – que irá culminar na primeira travessia de um veículo autónomo de superfície, inteiramente sustentável, entre Portugal Continental e o Arquipélago dos Açores, num evento que contou com a presença de Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar, e Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A sessão oficial de atribuição do FLAD Science Award Atlantic 2021 ao investigador Renato Mendes teve lugar esta terça-feira, 12 de outubro, no auditório da FLAD. O vencedor da 2ª edição do prémio fez uma apresentação alargada do seu projeto, para o qual irá receber 300 mil euros para aumentar significativamente o conhecimento do Oceano Atlântico nas suas diferentes dimensões, culminando com a primeira travessia de um veículo autónomo de superfície, inteiramente sustentável, entre Portugal Continental e o Arquipélago dos Açores.

A abertura da sessão ficou a cargo de Rita Faden, Presidente da FLAD, que sublinhou a importância que prémios como o Science Award Atlantic representam para a promoção da ciência em Portugal e, em particular, para o estudo do oceano Atlântico.

“Acreditamos que premiar jovens investigador portugueses é decisivo. No ano passado premiámos Rui Seabra, este ano, Renato Mendes. São cientistas capazes de levar a cabo projetos inovadores. Apostar no Atlântico é apostar no futuro de Portugal e no papel do nosso país no mundo.”

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, elogiou o projeto vencedor e enfatizou a importância do oceano no panorama internacional.

“Renato Mendes dá um passo em frente na recolha de dados no oceano de longa duração através do controlo remoto. E nós precisamos dessa recolha de dados. Nunca antes o oceano foi considerado tão central na governação internacional.”

A sessão contou ainda com um espaço de debate sobre “Ciência e Tecnologia para a sustentabilidade do Atlântico”, moderado por Teresa Firmino, Editora de Ciência do Público, com a participação de António Pascoal, Professor no Instituto Superior Técnico,  Vanda Brotas, Professora na Faculdade de Ciências (Universidade de Lisboa) e Douglas Hart, Professor no MIT – Massachusetts Institute of Technology.

No momento mais esperado da sessão – a entrega do Prémio a Renato Mendes – o jovem investigador apresentou o projeto que está a desenvolver e agradeceu a oportunidade que este prémio representa para a sua carreira científica.

“Quero deixar o meu muito obrigado à FLAD por premiar um projeto que dificilmente obteria financiamento nos moldes mais tradicionais, mas que esperemos que no final seja uma plataforma operacional e preparada para outras campanhas no Atlântico.”, concluiu.

O evento foi encerrado por Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.