Renato Mendes recebeu o FLAD Science Award Atlantic 2021 numa sessão organizada no auditório da FLAD. O investigador teve oportunidade de apresentar o seu projeto – Juno – que irá culminar na primeira travessia de um veículo autónomo de superfície, inteiramente sustentável, entre Portugal Continental e o Arquipélago dos Açores, num evento que contou com a presença de Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar, e Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A sessão oficial de atribuição do FLAD Science Award Atlantic 2021 ao investigador Renato Mendes teve lugar esta terça-feira, 12 de outubro, no auditório da FLAD. O vencedor da 2ª edição do prémio fez uma apresentação alargada do seu projeto, para o qual irá receber 300 mil euros para aumentar significativamente o conhecimento do Oceano Atlântico nas suas diferentes dimensões, culminando com a primeira travessia de um veículo autónomo de superfície, inteiramente sustentável, entre Portugal Continental e o Arquipélago dos Açores.
A abertura da sessão ficou a cargo de Rita Faden, Presidente da FLAD, que sublinhou a importância que prémios como o Science Award Atlantic representam para a promoção da ciência em Portugal e, em particular, para o estudo do oceano Atlântico.
“Acreditamos que premiar jovens investigador portugueses é decisivo. No ano passado premiámos Rui Seabra, este ano, Renato Mendes. São cientistas capazes de levar a cabo projetos inovadores. Apostar no Atlântico é apostar no futuro de Portugal e no papel do nosso país no mundo.”
O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, elogiou o projeto vencedor e enfatizou a importância do oceano no panorama internacional.
“Renato Mendes dá um passo em frente na recolha de dados no oceano de longa duração através do controlo remoto. E nós precisamos dessa recolha de dados. Nunca antes o oceano foi considerado tão central na governação internacional.”
A sessão contou ainda com um espaço de debate sobre “Ciência e Tecnologia para a sustentabilidade do Atlântico”, moderado por Teresa Firmino, Editora de Ciência do Público, com a participação de António Pascoal, Professor no Instituto Superior Técnico, Vanda Brotas, Professora na Faculdade de Ciências (Universidade de Lisboa) e Douglas Hart, Professor no MIT – Massachusetts Institute of Technology.
No momento mais esperado da sessão – a entrega do Prémio a Renato Mendes – o jovem investigador apresentou o projeto que está a desenvolver e agradeceu a oportunidade que este prémio representa para a sua carreira científica.
“Quero deixar o meu muito obrigado à FLAD por premiar um projeto que dificilmente obteria financiamento nos moldes mais tradicionais, mas que esperemos que no final seja uma plataforma operacional e preparada para outras campanhas no Atlântico.”, concluiu.
O evento foi encerrado por Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Posts Relacionados
31 de Maio, 2023
FLAD recebe políticos eleitos de ascendência portuguesa de sete estados
Encontro anual irá reunir cerca de três…
25 de Maio, 2023
Bolsa FLAD/Pinto-Fialon para mestrado ou doutoramento na UC Berkeley
Apoio para estudantes de doutoramento…
23 de Maio, 2023
Bernardo Pinto da Cruz próximo FLAD/Saab Visiting Professor na UMass Lowell
Selecionado vai lecionar cadeira 'The…